A Empresa com propósito

Por Marcelo Moraes, convidado especial da Coluna Líder S/A

A Empresa com propósito -


Imagem: Internet

“Como Avaliar Sua Vida?”, além de ser uma questão filosófica para toda a humanidade refletir, é também o título de um livro publicado pelo Professor de Negócios de Harvard, Dr. Clayton Christensen e autor internacionalmente aclamado.

Embora tenha sido lançado há onze anos, o assunto do livro do Dr. Christensen permanece fresco e relevante para todos nós hoje.  Na verdade, nos últimos anos - e especialmente depois que a atual pandemia atingiu o mundo - as pessoas têm se questionado cada vez mais sobre qual é o propósito de suas vidas. E frequentemente nos encontramos refletindo e nos perguntando o que é importante tanto pessoal quanto profissionalmente.  Com isso, profissionais de diferentes áreas e níveis estão dispostos a, de alguma forma, ir além de suas atribuições normais e trabalhar pela melhoria da sociedade e do meio ambiente.

As empresas, da mesma forma, vêm percebendo que têm uma missão mais ampla na sociedade o que, por sua vez, tem levado a uma expansão do objetivo tradicional de ser lucrativo para incluir também as pessoas e o planeta nessa equação, em um conceito amplamente conhecido como triple bottom line.  É um conceito usado quando se fala sobre sustentabilidade e negócios, descrevendo o processo pelo qual as empresas medem valor, incluindo não apenas o resultado financeiro (P&L), mas também social e ambiental.

Ao revisar algumas das tendências para os líderes que trabalham duro para criar negócios mais "orientados para o propósito", os mais bem-sucedidos primeiro envolvem suas equipes e liderança para garantir que todos estejam direcionando para um objetivo comum.

A Empresa com propósito -


Marcelo Moraes atua há mais de 20 anos na área de marketing. Em sua última experiência no Brasil ocupou a cadeira de Diretor de Marketing do Grupo Estado e atualmente especializa-se em Estratégia de Conteúdo no Canadá. Foto: Arquivo pessoal

Embora empresas diferentes possam e irão abordar essa tarefa de maneiras diferentes, algumas etapas parecem ser fundamentais:

A sua organização tem uma missão / propósito claro?

Ter uma discussão ampla e inclusiva com a participação de líderes e representantes de diferentes áreas e níveis fará com que todos se sintam donos do propósito da empresa.  E vai envolver e capacitar os líderes para espalhar a palavra dentro de suas equipes e conectar esse propósito com a estratégia e as práticas de negócios.

Lidere pelo exemplo:

Uma vez identificados os objetivos, o próximo passo é mostrar que a empresa está realmente comprometida em focar no seu propósito, ajustando o que for necessário nesse sentido.

Comunique-se com frequência:

Uma das maneiras mais eficazes de deixar claro o quanto a empresa está comprometida é focar em seu propósito e comunicar-se regularmente de forma franca com sua força de trabalho e principalmente com seus líderes sobre conquistas, desafios e até mesmo erros cometidos.

Conecte as pessoas ao propósito:

Trata-se de uma tarefa dupla, que visa conectar o que as pessoas fazem ao propósito da empresa, além de estimulá-las a refletir sobre seus propósitos pessoais e como seu trabalho na empresa pode ajudar nesse sentido.  Aqueles que compartilham os mesmos objetivos com as empresas para as quais trabalham tendem a ser profissionais mais eficazes e felizes.

Embora este seja um caminho infindável e trabalhoso, as empresas que optam por segui-lo tendem a se destacar em relação aos seus concorrentes e colher os benefícios dos consumidores que procuram cada vez mais adquirir produtos e serviços de companhias que pretendem um propósito que reflita seus próprios valores.



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e Diretor da Consultoria Marston Human Resources e Cofundador da plataforma Niara: Conexões Humanas, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil.

Comentários