A incubadora da NASA promove evento totalmente digital e gratuito: O maior HACKATHON do mundo.

Inscrições no Space Labs Brazil estão abertas até 28/09!

A incubadora da NASA promove evento totalmente digital e gratuito:  O maior HACKATHON do mundo. -


Entre os dias 02 e 04 de outubro Space Labs Brazil (www.spacelabsbrazil.com) dará todo suporte, mentoria e metodologia para apoiar talentos do nosso país na construção de novas soluções de impacto para o planeta no desafio NASA International Space Apps Challenge.

A Agência Espacial Norte Americana - NASA, juntamente às outras agências espaciais mais importantes do planeta, propõem desafios globais e disponibilizam os seus dados para que jovens estudantes protagonistas, empreendedores, pensadores, artistas, programadores, a comunidade acadêmica em geral e quaisquer pessoas interessadas em tecnologia e inovação possam apresentar -  em conjunto -  soluções para os grandes desafios do Universo.

O evento acontecerá no Brasil e outros mais de 150 países, concomitantemente: #SpaceApps 2020, reconhecido como maior Hackathon das galáxias.

A NASA (Agência espacial americana), a ESA (Agência espacial europeia), a JAXA (Agência de exploração aeroespacial do Japão), a CSA (Agência espacial canadense) e a CNES (Agência espacial francesa) abrirão suas bases de dados. Informações obtidas através das missões, das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas e testadas em laboratórios orbitando a Terra, para impulsionar as fronteiras de inovação no desenvolvimento de todos nós. Com um objetivo maior: a preservação do nosso planeta, com melhorias e avanços para a humanidade. No Brasil AEB (a agência espacial brasileira) com o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) oferecem dados e suporte para usá-los para resolver os desafios. 

A maratona de 48 horas será 100% online e aconselhamos aos participantes trabalharem em equipe.  Será possível submeter projetos individuais, entretanto indicamos formar uma equipe interdisciplinar de 2 a 6 pessoas para que juntas busquem soluções para um dos 22 desafios que serão lançados pelas Agências Espaciais.

 O Space Labs Brazil:

Contribuímos para a transformação da educação, ajudando na criação de soluções inovadoras de alto impacto feitas aqui, no Brasil, para a humanidade, para o planeta e para o Universo.

Para esta edição, líderes voluntários de diversas cidades, países e ecossistemas de inovação do Brasil, estarão juntos com uma missão:  fomentar o empreendedorismo, a ciência e a inovação aberta, contribuindo diretamente para a evolução da educação desta e das próximas gerações de semelhantes. Afinal, mais que criar, inventar e construir, nosso objetivo é transformar a HUMANIDADE e queremos VOCÊ juntos conosco neste desafio.

O Space Labs Brazil proporcionará aos participantes brasileiros do NASA International Space Apps Challenge.

A incubadora da NASA promove evento totalmente digital e gratuito:  O maior HACKATHON do mundo. -


Todos aqueles que se inscreverem no desafio mundial via www.spacelabsbrazil.com, escolhendo a cidade mais próxima de sua residência ou localização: facilitação completa ao longo de todas as etapas. Nós do Space Labs não acreditamos em fronteiras físicas. Por isso, de qualquer das 18 cidades do Space Labs Brazil, os participantes poderão participar da mesma jornada, desde a construção da equipe até entrega dos projetos. Nossa equipe conta com embaixadores, mentores e experts nos mais diversos assuntos pautados nos desafios do NASA Space Apps. 

Na semana anterior acontecerão eventos com referências inspiradoras como Luiza Trajano, Marcelo Gleiser, Rosaly Lopes, Thais Russomano e Carlos Augusto Teixeira de Moura.

Durante o Hackathon, as equipes acompanharão webinars técnicos e receberão mentoria de especialistas do Brasil, globalmente da NASA e seus parceiros. Mais do que isso: terão interface com grandes talentos mundiais. Nestas 48 horas, os times criarão, desenvolverão e entregarão seus protótipos de solução para um dos 22 desafios propostos, demostrando como usarão os dados das Agências Espaciais. Buscamos mais que conhecimento científico. MUITO MAIS. 

Nossos desafios irão da entrega de uma peça de arte até o desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação interativa para conectar astronautas no Marte com a terra, criação de uma solução para controlar fadiga e desempenho humano através do monitoramento e gerenciamento personalizado do sono, monitoramento de emissão de carbono , efeitos de poluição a saúde humana e no meio ambiente, detecção rápida de incêndios florestais, mitigação e análise de avaliação de impacto na comunidade. E tantos mais...

PARA SABER MAIS SOBRE 2019:

O Space Apps de Outubro de 2019 incluiu mais de 29.000 participantes, 80 países e 225 cidades que, conjuntamente, desenvolveram mais de 2.000 soluções ao longo do um final de semana de interação Space Apps.

No Brasil, abrangeu mais de 30 cidades de diversas regiões, com resultado mundial realmente muito expressivo: um terço das premiações mundiais ficaram com equipes brasileiras.

 COMO VAI FUNCIONAR O HACKATHON SPACE LABS BRAZIL 2020?

O NASA International Space Apps Challenge 2020, organizado pelo Space Labs Brazil pela segunda vez em 2020, oferece aos participantes uma plataforma que dará suporte e proporcionará toda a jornada do Hackathon em português, conectando com os desafios globais com a ferramenta da NASA. 

Proposta pela organização do Space Labs Brazil, a partir da união de 18 cidades do país, a plataforma tem o intuito de unificar todo o processo do Hackathon, desde a inscrição até os pitches finais - com o objetivo de facilitar a comunicação em português e colocando à disposição mentores brasileiros de diversas áreas de conhecimento para auxiliar os participantes.  

Ao final do evento, todos os projetos serão inseridos na plataforma global da NASA (em inglês).

A avaliação dos projetos acontecerá entre os dias 05 e 11 de outubro, com anúncio de finalistas regionais que continuam na etapa mundial a partir do dia 12 de outubro.   

 DIVERSIDADE: UM PROPÓSITO

Diversidade e inclusão são nossos valores principais para promover educação acessível e inclusiva. Toda a população com interesse na causa pode participar. O evento é para todos que estão dispostos a resolver grandes desafios da sociedade brasileira e da humanidade em equipes com pontos de vistas diversos e antagônicos sobre como resolver um problema.

Queremos maior representatividade da diversidade humana capaz de resolver problemas, incluindo idades, gêneros, nacionalidades, cores de pele, talentos, gostos e habilidades.

 

INSCRIÇÕES:

Como participante:

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de outubro pelo site: www.spacelabsbrazil.com 

Escolha uma cidade mais próxima ao seu ecossistema de inovação. Mas lembramos: VOCÊ PODE PARTICIPAR DE QUALQUER DAS 18 CIDADES PARTICIPANTES DO BRASIL!

Como mentor ou facilitador:

Preenchendo este link e indicar sua disponibilidade nos dias 03 e 04 de outubro.

#SpaceApps #SpaceLabsBrazil

 

Comentários