ABFintechs realiza evento gratuito para discutir a implementação de finanças sustentáveis

O Fintopics sobre Green Finance e ESG será realizado no dia 1º de setembro e contará com a participação de representantes do Consulado do Reino Unido, BC, CVM, B3, BTG Pactual, dentre outros

ABFintechs realiza evento gratuito para discutir a implementação de finanças sustentáveis -


Imagem: reprodução/internet


O Brasil é um dos maiores mercados em títulos verdes da América Latinas,  um acumulado de US $10,2 bilhões, segundo a Pesquisa Thematic Credit Operations, da Sitawi. Neste cenário, o país vive um momento-chave para se discutir e implementar finanças sustentáveis. Para entender como o tema será desenvolvido no âmbito regulatório, o uso de tecnologias disruptivas e como as fintechs trazem essa pauta de forma clara e prática para o mercado, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFitnechs) realiza o Fintopics | Green Finance e ESG - Propósito para as Fintechs. O encontro virtual e gratuito acontece no dia 01 de setembro, quarta-feira, às 16h30.

Os atores deste mercado avançaram na agenda de empresas com foco em ESG e green finance nos últimos anos, principalmente, na discussão da retomada da economia e expansão do mercado. Seja via recursos naturais, pela regulação, pelos compromissos ambientais ou pelas soluções financeiras inovadoras trazidas pelas fintechs, a verdade é que o tema tem atraído cada vez mais a atenção de empreendedores e demais empresas.

Esta é a segunda vez que a ABFintechs pauta o assunto em seus eventos, sendo a primeira durante o Fintouch, em abril. O tema foi discutido com a participação do convidado internacional, o Prefeito da Cidade Financeira de Londres, o Sr. William Russell, e fintechs do setor agrícola (Agfintechs) associadas. 

Para esta programação o evento conta novamente com a participação de representantes de Londres, desta vez com Christopher Wright, Conselheiro de Clima na Embaixada Britânica; além de Ricardo Harris, Chefe de Gabinete do Diretor de Regulação do Banco Central (BC) e Daniela Baccas, Analista na Superintendência de Orientação e Proteção aos Investidores da Comissão de Valores Imobiliários (CVM); Patrícia Genelhu, Head de Investimentos Sustentáveis e de Impacto do BTG Pactual e Leonardo Betanho, Gerente de Produtos de Balcão na B3.

Dentre as fintechs participantes, aquelas que já nasceram ESG ou têm o compromisso com sustentabilidade, participam a Traive com Luis Eduardo Lapo, Chief Risk Office; André Salem, CEO da Blockforce; Guilherme Teixeira, Gerente de Finanças Sustentáveis da Sitawi; Luis Adaime, CEO da Moss; Fabrício Tota, Diretor de Novos Negócios do Mercado Bitcoin, dentre outros.

Para participar do evento de forma gratuita, basta acessar o site da Sympla e realizar a inscrição neste link.

Serviço

Nome do evento: Fintopics | Green Finance e ESG - Propósito para as Fintechs

Data: 01/09/2021

Hora: 16h30

Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/fintopics--green-finance-e-esg---proposito-para-as-fintechs__1316110 

Programação completa

16h30 às 16h35 - Abertura ABFintechs 

16h35 às 17h00 - Painel | Iniciativas Internacionais: Consulado de UK, com Christopher Wright (Conselheiro de Clima na Embaixada Britânica)

17h00 às 17h40 - Painel | Iniciativas Regulatórias: Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com Ricardo Harris (Chefe de Gabinete do Diretor de Regulação do BC), Daniela Baccas (Analista na Superintendência de Orientação e Proteção aos Investidores da CVM) e Phillipe Kafer (Advogado Associado na VBSO Advogados) como moderador.

Salas Simultâneas | 17H40 às 18:20

Sala Green Bonds | Com Patrícia Genelhu (Head de Investimentos Sustentáveis e de Impacto no BTG Pactual), Leonardo Betanho (Gerente de Produtos de Balcão na B3) e Renan Schaefer (Diretor Executivo da ABFintechs) como moderador.

Sala Fintechs ESGs | Com Luis Rebolo Lapo (Diretor de Riscos na Traive Finance), André Salem (Co-fundador e CEO da Blockforce), Guilherme Teixeira Sitawi (Gerente de Finanças Sustentáveis da SITAWI Finanças do Bem) e Mariana Bonora (Diretora Executiva da ABFintechs) como moderadora.

Sala Tecnologias Disruptivas |Com Luis Adaime (Fundador e CEO da MOSS), Fabrício Tota (Responsável por estratégias Cripto das Empresas da 2TM) e Thiago Padovan (Consultor da Movements) como moderador.

18H20 - Encerramento

Sobre a ABFintechs

A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), fundada em 2016 por empreendedores de quatro fintechs, possui cerca de 400 associadas e tem como missão garantir que o maior número possível de Fintechs se tornem realidade como negócio, além de fazer do Brasil uma referência em inovação no setor financeiro, passando a ser um fornecedor para o mundo de inovação disruptiva em finanças. Com importante papel no desenvolvimento de questões regulatórias, a Associação realiza um trabalho próximo a Agências Reguladoras e Autarquias como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Ministério da Economia, dentre outras, com importantes conquistas alcançadas até o momento como a Instrução CVM 588, Resolução 4656 do BC e Sandbox regulatório. Conta com representantes no Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e  Comunicações, foi indicado como órgão oficial na estrutura de governança do Open Banking no Banco Central.

Matéria: Hadassa Nunes - VCRP Brasil



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e CEO da Consultoria Marston Human Resources, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil.

Comentários