Após baixa nos estoques, carreta itinerante para coleta de sangue incentiva doação de forma segura

A parceria, que tem o patrocínio Roche e apoio do SAS Brasil e da rede DIA de supermercados, rodará a Grande São Paulo durante o mês de julho

Após baixa nos estoques, carreta itinerante para coleta de sangue incentiva doação de forma segura  - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que apenas 16 a cada mil brasileiros são doadores de sangue, o que representa 1,6% do total da população, quando o número ideal seria 5%. Neste momento de pandemia a situação está ainda pior. As medidas de isolamento social e o medo que as pessoas têm de contrair o vírus fizeram com que os estoques de bancos de sangue de vários Estados despencassem.

O fato é muito preocupante, pois em casos graves de Covid-19, por exemplo, o paciente pode ter complicações que o levam a precisar de transfusão. A urgência em aumentar os estoques de sangue uniu mais uma vez a Roche e a organização sem fins lucrativos SAS Brasil, em parceria com a rede de supermercados DIA Brasil e o Hemocentro São Lucas, para levar um banco de sangue móvel a diversos pontos da Grande São Paulo até o final de julho. O objetivo é incentivar as pessoas e melhorar os estoques dos hemocentros por meio de doações feitas de forma segura para todos e mais cômoda para o doador.

Este é mais um dos projetos que a Roche realiza em parceria com o SAS Brasil, que desde 2013, por meio de ações que levam saúde, sustentabilidade e entretenimento, já impactou mais de 55 mil pessoas em regiões com baixo IDH de todo o território brasileiro. "Consideramos essencial participar para o estabelecimento de uma sociedade desenvolvida e socialmente mais justa. Neste momento de pandemia, entendemos ser ainda mais importante ter uma atuação proativa e solidária, apoiando causas que emergem em nossa sociedade, como a questão da queda nas doações de sangue e a necessária reposição dos estoques dos hemocentros. Ao incentivar a união de forças, percebemos que é possível fazer a diferença e gerar benefícios concretos ao nosso país", ressalta Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Políticas Públicas & Compliance Officer da Roche Farma.

Desta vez, a ação contará com a parceria da rede de supermercados DIA Brasil. "Acreditamos que a doação de sangue, principalmente neste momento, é de fundamental importância, pois traz impactos extremamente positivos para toda a sociedade. Por este motivo, decidimos apoiar esta iniciativa", avalia Marcelo Maia, presidente executivo do DIA Brasil.

Após baixa nos estoques, carreta itinerante para coleta de sangue incentiva doação de forma segura  - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Doar com Segurança

Para garantir que tudo seja feito dentro dos protocolos vigentes e evitar aglomerações, as doações acontecem com horário marcado via agendamento por WhatsApp. O cadastro é realizado na parte externa da carreta, em salas separadas e com uma pessoa por vez, para permitir a realização de triagem e identificar possíveis infectados por Covid-19. As cadeiras para coleta ficam a 1,5m de distância entre elas e há fluxos para não ter circulação cruzada, como entrada e saída independentes, evitando ao máximo contato físico. Todos, funcionários e doadores, devem estar de máscara. O lanche após a doação é oferecido na parte de fora da unidade móvel, que é frequentemente higienizada. O Hemocentro São Lucas, responsável pela coordenação técnica da ação, tem um protocolo para que as coletas ocorram dentro do padrão de qualidade e segurança exigidos.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável), pesar no mínimo 55 quilos, estar em bom estado de saúde e levar documento oficial com foto no momento da doação. Em relação ao coronavírus não podem doar pessoas que apresentem sintomas como tosse, febre e dores no corpo. Quem teve contato com pessoas infectadas deve aguardar 14 dias para fazer a doação. Já quem foi curado da doença deve esperar 30 dias para doação. Para saber sobre pré-requisitos mais específicos consulte http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

Serviço

O agendamento para doação de sangue na carreta itinerante deve ser feito pelo WhatsApp: (11) 95897-1046, das 8h às 20h, também aos finais de semana. O horário de coleta é entre 8h e 16h, sendo que o último cadastro será realizado às 14h.

Agenda

Confira os locais e datas da carreta de doação de sangue aberta ao público:

- 13 a 17 de julho - Prefeitura de Arujá (R. Rodrigues Alves, 51 - Jardim Albino Neves, Arujá);

- 20 e 21 de julho - Supermercado DIA São Paulo (Av. São Miguel, 6663);

- 23 e 24 de julho - Supermercado DIA São Paulo (Av. Teotonio Vilela, 4420, Jd Sta Edwiges),

- 27 e 28 de julho - Supermercado DIA Francisco Morato (Rua Vinte e Um de Março, 350, bairro Belém Estação);

- 30 e 31 de julho - Supermercado DIA Santo André (Avenida Itamarati, 2325).

Para saber mais sobre a ação: http://sasbrasil.org.br/hemocentro/

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.

Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas, trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2019, empregou cerca de 97.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 61,5 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite http://www.roche.com.br

Sobre o SAS Brasil

É uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2013 e focada no atendimento de saúde especializada, com alegria. Esse trabalho é feito geralmente de forma itinerante, com o uso de unidades móveis equipadas com consultórios médicos completos e atuação voluntária de profissionais multidisciplinares.

Nos seus sete anos de existência, já atendeu cerca de 55 mil pessoas em dezenas de municípios isolados e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em 14 Estados brasileiros de todas as regiões.

Em meio à pandemia, o SAS Brasil resolveu colocar em uso uma de suas unidades móveis, transformando-a em um hemocentro itinerante, para a coleta de sangue de doadores voluntários em diferentes locais de São Paulo, como forma de colaborar para reduzir a escassez de sangue justamente em função da pandemia e estimular na sociedade o hábito da doação.

Informações adicionais: sasbrasil.org.br ou @sasbrasil4x4 nas redes sociais
sasbrasil.org.br | @sasbrasil4x4

Sobre o Hemocentro São Lucas

É uma associação de natureza privada, fundada em 1972 por um grupo de profissionais que buscavam o aprimoramento em Hematologia e Hemoterapia. Hoje, constitui um dos maiores centros privados de medicina transfusional do Brasil. Atende hospitais na Capital e na Grande São Paulo, e em estados como Rio de Janeiro e Distrito Federal, estando presente nas principais capitais deste País (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília).

Sob a liderança do Dr. Adelson Alves, o hemocentro São Lucas realiza todas as etapas do ciclo do sangue, incluindo a coleta, processamento, exames laboratoriais, armazenamento, transporte, controle de qualidade e a transfusão destes hemocomponentes. Sempre na vanguarda do conhecimento médico na especialidade de Hematologia e Hemoterapia, o Hemocentro conta também com a área de Terapia Celular e estrutura laboratorial completa para a realização do processamento e cultivo de células com fins terapêuticos.

Sobre o Dia Brasil

A rede DIA de supermercados surgiu na Espanha em 1979 e está presente no Brasil desde 2001. Com o conceito de lojas de vizinhança, a empresa fornece aos consumidores os melhores produtos de primeira necessidade a preços acessíveis. Como resultado, o DIA Brasil é líder em vendas de produtos de marca própria, com a maior oferta de itens do gênero no varejo brasileiro. Atualmente, a companhia conta com 7 mil colaboradores no País e cerca de 880 lojas, entre próprias e franquias, nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Fonte: Assessoria de imprensa In Press Porter Novelli 

 

Comentários