Carlos Landim CEO da FS Security, conta sobre o mercado de segurança digital no Brasil

Entrevista exclusiva para Ricardo Quarenghi, Apresentador e Colunista do SBT

Carlos Landim CEO da FS Security, conta sobre o mercado de segurança digital no Brasil -


A sede da FS Security, em São Paulo, que conta com um ambiente inovador. Crédito: Divulgação

Em uma entrevista exclusiva para Líder S/A – O Olhar do Amanhã Carlos Landim, CEO da FS Security, empresa líder em tecnologia e soluções digitais com expertise no desenvolvimento de aplicativos de segurança, compartilhou conosco sobre os desafios de gestão e o mercado de segurança digital, em forte expansão no Brasil.

Quais os maiores desafios para segurança digital atualmente?

A pandemia antecipou uma nova realidade para a segurança digital, costumamos falar que ela trouxe 2025 para 2020. Mesmo com a reabertura gradual, o contato com o mundo exterior permanece sendo praticamente virtual. Seja para falar com parentes e amigos, fazer reuniões de trabalho, pedir uma refeição ou realizar compras e transações bancárias, por exemplo. Esse maior uso da internet aumentou também a chance de um ataque cibernético e a necessidade de ferramentas que garantam a segurança dos dados.

O brasileiro tem por hábito proteger seus notebooks, mas acaba deixando de lado a proteção de celulares e tablets. Tão ou mais usados para compras, trânsito de dados e armazenamento de informações. E esse é um desafio agora, o de reforçar como o momento em que vivemos pede uma atenção ainda maior à segurança digital.

Enquanto CEO de uma empresa que atua em um mercado de forte expansão, mas ainda relativamente novo em relação a outros negócios mais tradicionais, como você liderou o posicionamento da empresa para que os consumidores compreendessem a importância da segurança digital? 

Um dos caminhos foi o de atuar como uma prestadora de serviços. Estamos todos vivendo um momento muito complicado em âmbito global, então é importante que as marcas tenham isso em mente e atuem com empatia em relação aos consumidores. Entendendo suas necessidades e oferecendo uma solução. Usamos os nossos produtos nesse sentido, como uma ferramenta que pode auxiliar o usuário de alguma forma. Temos um papel importante de esclarecer e contribuir para que a população esteja segura no ambiente virtual. É fundamental ter essa conexão direta e sincera com o consumidor e sempre pensar de que forma os nossos produtos podem ajudá-lo. 

Indo um pouco além da segurança digital, também oferecemos ao consumidor uma ferramenta para a pessoa se reinventar, que é o Ensina by FS. Com cursos livres, de curta duração, apresentando novos temas educacionais para as pessoas.

Carlos Landim CEO da FS Security, conta sobre o mercado de segurança digital no Brasil -


Carlos Landim, CEO da FS Security. Crédito: Divulgação.

Gerir uma empresa inovadora, provavelmente, requer ter uma equipe sempre ligada ao que há de mais atual. Como a FS atua em se tratando de gestão e desenvolvimento de pessoas? 

Esse é um ponto importantíssimo para o sucesso da nossa marca. Temos mais de 100 colaboradores engajados e apaixonados pelo o que fazem. Investimos no desenvolvimento de cada um e valorizamos toda conquista. A FS emprega e treina um bom número de profissionais.

Neste momento de pandemia também adotamos o sistema de home office. Por sermos uma empresa de tecnologia, temos como proporcionar com excelência a gestão a distância. O trabalho deve ser produtivo e eficiente, sem deixar de ser motivador. E o feedback é algo muito importante, assim como a confiança, dos dois lados.

Realizamos ações para manter o engajamento dos colaboradores, como telepsicologia com sessões de descompressão individuais através de aplicativo, aulas online de Yoga e bate papos virtuais periódicos comigo e com o Marcus Garcia, nosso vice-presidente de tecnologia e produtos. Inclusive, foram nestas conversas que algumas das ações que implementamos para a retomada foram definidas. É algo que continuamos realizando de forma periódica, sempre com um grupo pequeno e diferente de colaboradores para sabermos como está sendo o isolamento, ouvir opiniões e sugestões para tornar esse período o mais seguro e confortável possível. Essa troca é fundamental e agregadora.

Quais as principais soluções a FS oferece aos seus clientes? Ela atua com maior ênfase no B2B ou B2C? 

Desde a nossa fundação, em 2009, possuímos um portfólio variado envolvendo soluções white label para o mercado B2B2C. Ou seja, desenvolvendo produtos para nossos parceiros e sem mostrar a nossa marca. E atualmente também atuamos no B2C com três pilares de soluções que oferecemos aos nossos clientes. 

O primeiro deles é representado pelo HERO, utilizado por mais de um milhão de pessoas e com o objetivo principal de manter as pessoas seguras em suas vidas digitais. Oferecemos antivírus, antispam, antispyware e uma ferramenta de controle parental importantíssima para que pais e mães possam trabalhar tranquilamente sabendo que seus filhos estão navegando de forma segura, chamado Família by Hero. Além de uma série de outras funcionalidades importantes para o dia a dia, como botão de resfriar o celular, mais velocidade, otimizador de bateria e um serviço de Help Desk digital que dá suporte a dúvidas e instalações de aparelhos eletrônicos. 

Outro pilar que nos orgulha muito é o da nossa plataforma de cloud, também da linha Hero. Ela tem apresentado um aumento substancial, já que as pessoas estão usando mais seus dispositivos para download, upload, guardar fotos, vídeos, documentos importantes, comprovantes etc. Enfim, todas as suas recordações mais preciosas. E estamos lá para garantir que essas memórias não se percam. 

Também levamos a Educação para nossos consumidores, contribuindo para que as pessoas possam conhecer novas profissões e cursos com o aplicativo Ensina by FS. É uma forma de dar aos usuários uma outra perspectiva de futuro diante de uma nova profissão. Recentemente lançamos um curso específico com dicas e técnicas para o ENEM, um complemento para quem já está se preparando. O Ensina by FS oferece mais de 160 cursos de capacitação com duração média de 3 horas e temas variados como Desenvolvimento Pessoal, Direito, Estilo de Vida, Tecnologia, entre outros. 

Em um olhar do amanhã, como você percebe o mercado de segurança digital nos próximos três a cinco anos? 

Um avanço realmente considerável. Pessoas que nunca compraram online entraram nesse universo. Como disse antes, a pandemia trouxe 2025 para 2020. E esse movimento praticamente obrigou até aquela pessoa que nunca teve o hábito de usar a internet para conversar com os amigos, por exemplo, o fizesse. Acredito que nos próximos 3 a 5 anos esse movimento já seja algo rotineiro e mais democratizado. E com isso a importância da segurança digital vai crescer, com a criação de novas ferramentas para que o ato habitual de usar a internet seja sempre tranquilo e sem preocupações para o usuário.

Contribuiu para esta matéria Vitor Daltro, Consultor de Comunicação da InPress Porter Novelli. 



Ricardo Quarenghi – Apresentador do Programa Líder S/A e Colunista do SBT Interior. É Fundador e Diretor da Consultoria Marston Human Resources e Co-fundador da Niara: Conexões Humanas, com diversos clientes na lista das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”. É também Embaixador da Agência Espacial NASA no Brasil.

Comentários