Como ser um bom vendedor? Especialista dá dicas para executar a profissão com excelência e qualidade

Mauricio Patrocinio, especialista em venda direta, marketing de relacionamento e CEO da NewAge Brasil, lista os principais diferenciais que o profissional da área tem que ter para se dar bem na carreira

Como ser um bom vendedor? Especialista dá dicas para executar a profissão com excelência e qualidade -


Créditos: Tirachard

Vender é uma missão complicada e que exige uma série de habilidades, além de dinamismo e paciência. Não é preciso nascer com um dom. Para aqueles que querem se tornar um bom vendedor, tais características podem - e devem - ser desenvolvidas com o tempo, basta que se dediquem a certas competências e técnicas a serem adotadas para a boa conduta dessa profissão, que se tornou um grande diferencial competitivo para as empresas. Um bom vendedor, quando bem preparado e qualificado, faz muita diferença na hora vender um produto ou serviço. 

“Um bom vendedor é aquela pessoa ativa, incansável, que ama se relacionar com as pessoas. Uma venda é a consequência de um bom relacionamento e, sobretudo, da confiança. Então, para ter sucesso nessa profissão, é preciso saber ouvir e se relacionar, além de ser positivo, humilde, persistente e perseverante. Alegria e amor pelas pessoas e pelo o que faz são indispensáveis”, explica Mauricio Patrocinio, empreendedor, especialista, há 27 anos, em venda direta e marketing de relacionamento, autor do livro “Relacionamentos enriquecem” e CEO da NewAge Brasil, que trabalha com consultores especializados em todo o Brasil, dando a oportunidade de pessoas abrirem seu próprio negócio e criarem independência financeira em tempos de crise.

Como ser um bom vendedor? Especialista dá dicas para executar a profissão com excelência e qualidade -


Mauricio Patrocinio: empresário, palestrante e escritor dos livros "Por que as pessoas não são felizes?" e "Relacionamentos enriquecem". Créditos: divulgação.

Saiba escutar mais e falar menos - demonstre interesse verdadeiro

O simples vendedor empurra, promete, é inconveniente e não respeita o seu cliente. Um dos hábitos principais a serem adotados por um excelente vendedor é demonstrar interesse verdadeiro por ele também de maneira pessoal, perguntar sobre a vida dele e, principalmente, escutá-lo, a fim de criar um vínculo com ele. “Mande uma mensagem, faça uma ligação, o convide para um café ou almoço… esteja sempre por perto. Se interesse mais com a satisfação de seu cliente do que com o dinheiro que você pode ganhar com ele. O dinheiro será consequência”, comenta Mauricio. 

Não chegue ao não definitivo - Não insista, saiba a hora de puxar uma venda e a hora de esperar

Além de saber ouvir o cliente e se relacionar com ele, é necessário que o vendedor tenha também paciência, disciplina e organização na hora de vender. “O excelente vendedor é aquele que age e espera o tempo do cliente até agir de novo. Mesmo que o cliente não faça nada. Saiba sempre que nem todos desejarão seus produtos ou serviços na hora que você quiser. Mas um ‘não’ hoje pode ser um ‘sim’ duradouro depois. Portanto, respeite o tempo dos clientes e consumidores. Hoje, eles querem estar no controle e não se sentir acuados com a pressão e insistência de um vendedor”, aconselha o empresário.

Promover treinamentos e prezar pelo bem-estar são fundamentais para formar bons vendedores

As empresas as quais os vendedores trabalham também devem adotar práticas para incentivá-los como profissionais e para que busquem oferecer o melhor tratamento para os clientes, com amor e alegria pelo o que fazem. Essa prática é adotada e muito valorizada pelo CEO da New Age Brasil, que trabalha com consultores de venda direta especializados em todo o Brasil. “Ao entrarem no negócio, todos os consultores ganham o meu livro, ‘Relacionamentos Enriquecem’, e participam de treinamentos intensos para saber como entender os clientes, além de, é claro, conhecer os produtos. Mas, para nós, mais importante do que conhecer os produtos é conhecer os clientes. Além disso, semanalmente, fazemos mentorias coletivas e, diariamente, mentorias individuais, a fim de auxiliarmos cada consultor a romper suas barreiras e se superar”, explica.

Além disso, Mauricio também dá prioridade à saúde e ao bem-estar de todos os seus consultores, para que, de fato, ofereçam um serviço de excelência e qualidade para os clientes. “Os excelentes vendedores também têm seus dias tristes e irritados. E, nestes dias, o melhor é ficar em casa, ir ao parque, se distrair, entender o que está acontecendo, digerir e recarregar. Quando a força for retomada, aí sim é hora de sair para a rua novamente e brilhar”, comenta o empreendedor. 

Por fim, Patrocinio, que também é especialista em felicidade e relacionamentos interpessoais, afirma que é preciso alimentar a mente com positividade e alegria para exercer a profissão de maneira assertiva e prazerosa, tanto para o vendedor, como para o cliente.  “A nossa energia deve ser bem alimentada igual nosso corpo. Se a gente come mal, nosso organismo não funciona direito, correto? O mesmo acontece se não alimentarmos nossa mente e nossa energia”, explica. “Ler livros positivos, ouvir áudios edificantes, exercitar a espiritualidade e a fé - independente da crença -, meditar, ouvir músicas relaxantes nos momentos de relaxar e músicas motivadoras no momento da ação são práticas que fazem toda a diferença. E, sobretudo, exercitar o amor-próprio e a autoestima, saber que você é merecedor do sucesso e que tudo é uma questão de números e de melhorias constantes. Quanto mais fizer, mais sucesso terá, é um funil”, finaliza.

Sobre Mauricio Patrocinio

Empresário, palestrante e escritor dos livros "Por que as pessoas não são felizes?" e "Relacionamentos enriquecem". É especialista em felicidade e ajuda pessoas a encontrarem o caminho dela, por meio de planejamento personalizado. Além disso, é especialista há 27 anos em venda direta e marketing de relacionamento, CEO da NewAge Brasil, que trabalha com consultores especializados em todo o Brasil, dando a oportunidade de pessoas abrirem seu próprio negócio e criarem independência financeira em tempos de crise.



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e Diretor da Consultoria Marston Human Resources e Cofundador da plataforma Niara: Conexões Humanas, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil.

Comentários