Empresas ajudam ex-funcionários a se recolocarem no mercado de trabalho

Outplacement Digital: o mix do tech com o touch contra o desemprego, por Cezar Tegon

Empresas ajudam ex-funcionários a se recolocarem no mercado de trabalho - Cezar Antonio Tegon, CEO do portal agregador vagasonline.com.br. Foto: Arquivo pessoal.
Cezar Antonio Tegon, CEO do portal agregador vagasonline.com.br. Foto: Arquivo pessoal.


Nos últimos anos em empresas de todos os portes, o número de demissões tem acontecido em volume maior e, como sabemos, a busca por emprego atualmente exige esforço hercúleo. Com a pandemia, buscar a sonhada vaga de emprego exige que as pessoas usem ainda mais as tecnologias, elaborem um bom currículo, além de criatividade para estar entre os selecionados para a etapa de entrevista.

As notícias não têm sido agradáveis quando o tema é emprego, mas, isso não quer dizer que não existam vagas de emprego com carteira assinada. Apesar do saldo negativo na ordem de 700 mil postos de empregos de janeiro a abril 2020, os índices da indústria em junho mostram que a máquina aos poucos começa a funcionar. É importante ressaltar que no mesmo período tivemos no Brasil 4.999.981 admissões, ou seja, as contratações estão acontecendo todos os dias.

É importante lembrar que temos desligamentos por diversos motivos, como reestruturação de equipes, performance, adaptação ao novo momento, fechamento de empresas, dentre outras. Porém, também existem muitas oportunidades. E na esteira das notícias agradáveis, as empresas para não tornar o processo de desligamento doloroso para as pessoas e um bloqueio na carreira de ex-funcionários, têm oferecido vales-recolocação, denominados no mercado Outplacement Digital (soluções que são um mix de tech com o touch) com o objetivo de apoiar o retorno dos ex-funcionários, de todos os níveis, o mais breve possível ao mercado de trabalho.

A preocupação das empresas com seus colaboradores humaniza a relação profissional entre ambos. Além disso, o Outplacement Digital reflete positivamente no clima organizacional, reduz o número de ações trabalhistas e reforça o compromisso de responsabilidade social da empresa.

Empresas ajudam ex-funcionários a se recolocarem no mercado de trabalho -
"Em tempos de COVID19, o vagasonline.com.br apresenta forte crescimento, como uma solução de baixo investimento e grande eficácia para minimizar os impactos do desemprego." Foto: Arquivo pessoal (captada antes da pandemia).


A ideia de ajudar os ex-funcionários na recolocação, principalmente neste momento crítico, vem ganhando espaço nas organizações e com executivos de primeira linha, a exemplo de Antônio Salvador, Executivo de RH e Educação que destaca: “Ao apoiar um profissional desligado, a empresa cumpre uma parte relevante do seu papel social. Essa atitude gera uma boa imagem corporativa, tanto internamente, para os funcionários, quanto externamente, diante dos fornecedores, dos consumidores, de parceiros, entre outros. Além disso, a organização se mantém como um bom lugar para trabalhar.”

Portanto, fica evidente que toda ajuda neste momento de alta de demissões, é muito bem-vinda. Não se trata de fazer algo para simplesmente “cumprir tabela”. A situação pede ações efetivas por parte das empresas, e com isso reduzir a angústia de quem está deixando de ter renda. Este é um tema muito sensível e sério, e a ação da empresa em disponibilizar tecnologia e serviços aos ex-funcionários com o Outplacement Digital se tornou relevante para os estes superarem os problemas oriundos do desemprego como perda de renda, benefícios de saúde, dentre outros.

A executiva de RH, Regina Steinas que adotou a prática do Outplacement Digital para os demitidos sem justa causa ressalta: “A empresa mostra que, de fato, cuida das pessoas, sempre! Desde o processo de seleção, passando pelo período de atividade e até depois da saída do profissional. Cuidar das pessoas, principalmente em momentos de crises, como a que vivemos pelo advento do Coronavírus, faz toda a diferença para quem sai e para em fica.”

Enfim, cuidar das pessoas desde o momento que entram na empresa até o momento que a deixam, demonstra o quanto a empresa se preocupa verdadeiramente com as pessoas.

Ações valem muito mais que discursos vazios, afirmo com segurança que ao adotar meios para potencializar as chances de os ex-colaboradores encontrarem um novo emprego, as empresas fazem o bem e dão esperança e perspectiva de dias melhores aos beneficiários destas ações. Além disso, ao adotar mecanismos como o Outplacement Digital, as empresas trazem resultados concretos aos negócios e aumentam sua credibilidade no mercado.

Sobre Cezar Antonio Tegon, que contribuiu para esta coluna: Graduado em Ciências Sociais, Administração de Empresas e Direito. É Fundador e CEO da Elancers, multinacional brasileira no segmento de sistema de gestão de recrutamento e seleção. Fundador e CEO do VagasOnline e Sócio Diretor da Consultants Group by Tegon. Com experiência de 30 anos na área de RH, é pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para RH, como o VagasOnline.com.br, o maior agregador de vagas do país. Palestrante em vários congressos e universidades sobre temas relacionados à Gestão de Pessoas, Perfil Comportamental e Tecnologia da Informação.

Comentários