Hackathon on-line promovido pela NASA reúne 7 mil pessoas, no Brasil, em busca de soluções à COVID-19

Durante a maratona foram desenvolvidos 368 projetos, e em uma premiação totalmente digital, 3 deles foram eleitos vencedores da etapa brasileira

Desafios e problemas socioeconômicos relacionados a pandemia da COVID-19, o novo coronavírus, com o isolamento, a perda de renda, insegurança alimentar, o aumento da violência e até mesmo a busca por informações confiáveis, foram temas da etapa brasileira, do hackathon internacional promovido pela incubadora da NASA.
O NASA Space Apps COVID-19 Challenge Brazil reuniu, nos dias 30 e 31 de maio, mais de 7 mil pessoas, entre elas participantes, mentores, facilitadores, organizadores e voluntários de 27 estados, e 707 cidades do Brasil. Pessoas de diferentes habilidades, áreas de atuação e de idades entre 10 a 80 anos, que em equipes trabalharam para contruírem soluções que minimizem os impactos da COVID-19. A competição internacional é considerada um dos maiores hackathons do mundo e todos os anos é realizada simultaneamente em mais de 80 países. Esta edição especial da maratona de 48 horas aconteceu em um ambiente 100% digital.

Além da Agência Espacial Americana (NASA), a Agência Espacial Européia (ESA), a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), abriram suas bases de dados, colhidos através de missões, pesquisas e tecnologias para apoiarem os participantes no desenvolvimento dos projetos. "Há uma tremenda necessidade de nossa engenhosidade coletiva no momento", reforça Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA. “Não consigo imaginar um foco mais digno do que o COVID-19 para direcionar a energia e o entusiasmo de todo o mundo com o Space Apps Challenge, que sempre gera soluções surpreendentes.”

Hackathon on-line promovido pela NASA reúne 7 mil pessoas, no Brasil, em busca de soluções à COVID-19 - Família de Rondônia participa unida de hackathon. Imagem: Divulgação
Família de Rondônia participa unida de hackathon. Imagem: Divulgação


Premiação:

Nesta jornada, foram lançados 12 desafios e na noite desta quinta-feira, 04 de junho, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal do Space Apps Brazil, no Youtube, conhecemos os times que se destacaram em cada uma das categorias. Os primeiros lugares trouxeram projetos com soluções para garantir a segurança da saúde de usuários do transporte público, a busca por alternativas entre o consumo e recursos naturais, produções artísticas, a insegurança alimentar e a criação de dispositivos para purificação e monitoramento da qualidade do ar, por exemplo.
Para a líder local e representante da iniciativa Space Apps Brazil, Marina Beraz, o potencial de criação das equipes brasileiras sempre surpreende. “Desde que começamos o trabalho com o NASA Space Apps, no Brasil, em 2017, tivemos muita certeza e clareza que os talentos brasileiros tem um indiscutível potencial para criar soluções mundiais. Já no primeiro ano de evento, tivemos o projeto Juno Rádio, que entrou na lista de 30 finalistas globais, e tenho confiança de que nesta edição teremos projetos nacionais entre os melhor do mundo”.

Vencedores:

A competição originou 368 projetos, que foram submetidos a uma banca de jurados composta por lideranças e referências em inovação, ciência, educação e empreendedorismo nacionais e que se destacam dentro de seus ecossistemas – comunidades. Os três peimeiros lugares foram selecionados a partir dos 12 times que receberam destaque dentro de suas categorias. O primeiro lugar geral foi para o time “Tubainers”, que trabalharam com o desafio número 10, intitulado “A Solução do Isolamento”. O projeto “Together” consiste em uma biblioteca de código aberto que pode ser aplicada em qualquer aplicativo de celular e tem o objetivo de ajudar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade e sofrem violência doméstica a pedirem ajuda de forma discreta, utilizando aplicativos já instalados em seu celular. Um dos integrantes do time vencedor, Douglas de Lara dos Santos, 25 anos, morador de Curitiba, conta que os participantes não se conheciam anteriormente e que o sucesso do desenvolvimento do projeto deve-se, principalmente, a diversidade de habilidades da equipe.
“Eu participei do hackathon da NASA, no ano passado, e mesmo tendo amigos interessados, resolvi me inscrever sozinho para poder trabalhar com pessoas diversas. Tínhamos integrantes de 14 a 38 anos na equipe. As mentorias que recebemos foram cruciais para a escolha e desenvolvimento do tema, um problema que teve um crescimento absurdo durante a pandemia, a violência contra a mulher”, pontuou Douglas. O segundo lugar, foi para o time TaurusOx, que apresentou uma solução que se basea no desenvolvimento de um dispositivo autônomo e compacto para purificação e monitoramento da qualidade do ar. E o terceiro colocado, o time fo²lha, trouxe a problemática do enfrentamento da segurança alimentar, como tema central para o projeto “Grow”.

HACKATHON 100% DIGITAL

Hackathon on-line promovido pela NASA reúne 7 mil pessoas, no Brasil, em busca de soluções à COVID-19 - Equipes trabalharam de maneira remota em seus projetos. Imagem: Divulgação
Equipes trabalharam de maneira remota em seus projetos. Imagem: Divulgação


A organização do NASA Space Apps foi realizada pela Jupter e Founder Institute e contou com a operação e tecnologia da Panic Lobster. Segundo Tiago Gavassi, fundador e CEO da Panic, projetos como esse são desafiadores pois é preciso uma dinâmica específica para conseguir engajar as pessoas que estão trabalhando no mesmo time, mas fisicamente, estão em diferentes lugares do Brasil. "Durante o hackathon, criamos atividades com horários de entrega para criar esse ritmo e manter todos presentes. Foi uma grande experiência, pudemos mostrar o diferencial competitivo da nossa plataforma em operar hackathons online e vamos continuar desenvolvendo a tecnologia para atender trabalho e times remotos", conclui Gavassi.

SOBRE O SPACE APPS

O Space Apps é uma hackathon internacional que ocorre em cidades ao redor do mundo. Desde 2012, as equipes se envolvem com os dados gratuitos e abertos da NASA para resolver
problemas do mundo real na Terra e no espaço. O COVID-19 Challenge será o primeiro hackathon virtual global do programa. O Space Apps 2019 incluiu mais de 29.000 participantes
em 225 eventos em 71 países, desenvolvendo mais de 2.000 soluções hackathon ao longo de um fim de semana.

RESULTADOS DO BRASIL

A última maratona do Space Apps, aconteceu em outubro de 2019, aqui no Brasil, e abrangeu mais de 30 cidades de diversas regiões do país, com resultado mundial expressivo. Um terço das premiações mundiais ficaram com equipes brasileiras, em uma competição de caráter global que contou com a participação de 80 países e 225 cidades. “Abraçamos a missão de levar a oportunidade e experiência para todo o Brasil, dando mais acesso aos talentos brasileiros e a chance de trabalhar com dados abertos da NASA, e assim contribuir na transformação da educação. Estamos muito animados e motivados com a edição especial para combater COVID-19 e seus impactos na humanidade no mês de maio.”, completa
Marina. Neste ano o NASA International Space Apps Challenge acontecerá em dois momentos, em 30 e 31 de maio, realizado com foco especial para à Covid-19, e em 02 e 03 de outubro, com os desafios do Space Apps Challenge anual.

Resultados e informações do NASA Space Apps COVID-19 Challenge Brazil:

spaceappsbrazil.com

www.facebook.com/SpaceAppsBrazil/

www.instagram.com/spaceappsbr/

twitter.com/SpaceAppsBrazil

Comentários