Learning Agility - Como aprender a aprender?

Por Instituto Connect

Learning Agility - Como aprender a aprender? -


Imagem: Pinterest

Vivemos um momento de profunda transformação, imprevisibilidade e incerteza que certamente ficará marcado na história. Nunca antes com tamanha velocidade tantas fronteiras foram rompidas. A pandemia está nos mostrando o quão interdependentes somos. Estamos cada vez mais resolvendo problemas que requerem cocriação e ações compartilhadas. Em um momento de alta valorização de interação tivemos que aprender a lidar com o isolamento social e descobrimos a possibilidade de ampliar ainda mais nossas redes e formas de conexão.

Esses pontos nos levam a refletir sobre nossa agilidade de aprendizagem: Quantas novas formas de interação e conexão se descortinaram e experimentamos? Com que amplitude e profundidade mergulhamos no mundo digital? Quantas novas perspectivas passamos a enxergar? Que novas possibilidades geramos? Frente a essas questões, Learning Agility foi uma das temáticas debatidas na Confraria de Executivos promovida pelo INSTITUTO CONNECT.

APRENDER A APRENDER É O SEGREDO DE UMA MENTALIDADE ÁGIL

Estamos repletos de oportunidades de aprendizagens a todo momento. Exercitar o olhar de aprendiz para a vida nos ajuda a fortalecer um mindset de aprendizagem.

Ter uma mentalidade de aprendizagem ágil vai além de saber como resolver algo, demanda saber como adaptar seu pensamento, habilidades e ferramentas para resolver problemas novos à medida que surgem, ou seja é mais do que saber fazer algo, demanda sobretudo a descoberta de como aprender a aprender.

A agilidade de aprendizagem reflete nossa a capacidade de aprender, desaprender e reaprender rapidamente, é traduzida por meio da ação na transferência de lições aprendidas. Demanda autoconhecimento, resiliência, pensamento crítico, flexibilidade, experimentação e exposição ao novo, conectando cognitivamente o aprendizado da experiência e aplicação prática em desafios novos e de maior complexidade.

A anfitriã, Silvana Pampu, executiva de RH e Founder do Instituto Connect, que conduziu o debate nessa edição da Confraria, juntamente com a entusiasta do tema, Tania Lopes, provoca constantemente o grupo de executivos a sair da zona de conforto com a pluralização natural gerada pela inteligência coletiva dos participantes da Confraria, e também com a pergunta “Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”.

Esse movimento de desconforto, promove crescimento, mas comumente fugimos dele.

“Não nos damos conta, que circulamos as mesmas redes de amigos, debatendo assuntos próximos e se interessando por similaridades... A Confraria, por exemplo, rompe esse “normal” uma vez que falamos de diversas temáticas, sob óticas diferentes de diversos executivos com histórias inspiradoras”, relata Silvana.

Learning Agility - Como aprender a aprender? -


Tania Lopes, Diretora de Educação da ISAE/FGV. Foto: arquivo pessoal. 

E sobre aprender a aprender, Tania contribui deixando algumas dicas de como ampliar nosso potencial:

Amplie seu autoconhecimento, busque conhecer com profundidade suas crenças, forças, sabotadores e potencial;

Experimente formas e abordagens diversificadas de aprendizagem, para descobrir com qual você mais se identifica;

Desafie o status-quo, é fora da zona de conforto que o aprendizado ocorre de forma mais ágil e fértil;

Ressignifique experiências frustradas, atribuindo valor ao aprendizado;

Participe de equipes multidisciplinares ou comunidades de aprendizagem, considere perspectivas e pontos de vista diversificados;

Se desafios são oportunidades, pratique e aproveite todas as oportunidades de aprender que este momento te proporciona.

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social. O SBT Interior e o Líder S/A, apoiam esta iniciativa. 



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e Diretor da Consultoria Marston Human Resources e Cofundador da plataforma Niara: Conexões Humanas, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil.

Comentários