Momento da Virada

Carimbe o seu Passaporte para o Futuro

Momento da Virada - Imagem: Internet
Imagem: Internet


É o momento da virada! Não podemos dirigir uma empresa olhando pelo espelho retrovisor. Importante olhar para a frente pois há vida após o Covid-19. Precisamos reinventar nossas empresas. A inovação será a palavra de ordem no caminho do futuro. Só com muita criatividade será possível curar nossas empresas dessa crise e reinventar nossos negócios, aproveitando as oportunidades ainda não percebidas por todos.

Não adianta ficar refém das circunstâncias, especular sobre as incertezas ou optar pelo muro das lamentações e procurar bodes expiatórios. Precisamos voltar a sonhar com o futuro do país, das empresas, das famílias e da nossa carreira.

Cada empresa, sem exceção, vai precisar fazer uma profunda “Reflexão Estratégica” sobre o seu futuro. Qual o rumo seguir? Qual negócio devemos focar daqui em diante? De qual negócio ou investimento é melhor sair? Quais oportunidades inexploradas precisamos identificar? Quais as novas características dos nossos clientes, distribuidores, revendedores e  consumidores finais? O que esses clientes passaram a valorizar? O nosso modelo atual de estrutura, gestão e perfil de pessoas continuará sendo o mais adequado, após todos os “experimentos” advindos da quarentena? O que pode ser terceirizado ou feito de forma mais flexível e eficiente a partir de agora? Como aumentar nossa eficiência operacional após essa verdadeira “experiência de guerra”? Como blindar a empresa da vulnerabilidade geográfica para garantir o fornecimento dos seus insumos essenciais, sem os quais o negócio correrá o risco de voltar a paralisar?  Quais as novas prioridades para fecharmos 2020? Quais sementes precisamos plantar desde já para o futuro?

Momento da Virada - Cesar Souza é o fundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o momento Exige”. Desenvolveu a “MPF-Metodologia Passaporte do Futuro”® . Foto: Arquivo pessoal.
Cesar Souza é o fundador e presidente do Grupo Empreenda, consultor, palestrante e autor do bestseller “Seja o Líder que o momento Exige”. Desenvolveu a “MPF-Metodologia Passaporte do Futuro”® . Foto: Arquivo pessoal.


Nesse momento de brusca transição, o líder não pode se esconder nem esperar. Precisa protagonizar o necessário turnaround, com um roteiro muito claro da agenda que precisa ser objeto de profundo realinhamento, sinergia, integração e compromissos entre acionistas, dirigentes e gestores da empresa.

As questões essenciais que compõem o roteiro dessa Reflexão Estratégica são:

- Definição clara de um novo propósito;

- Reequilíbrio econômico-financeiro;

- Estratégia comercial;

- Resultados desejados;

- Organização / modelo de gestão / governança;

- Mapa de Riscos;

- Prioridades a curto prazo para fechar o ano.

Uma crise dessas proporções não permite postura protocolar de quem está no comando.  A liderança precisa se posicionar e essa agenda estratégica é necessária para tranquilizar e engajar pessoas, clientes, parceiros, comunidades  e investidores. Apresentar iniciativas, de forma estruturada e coerente será fundamental para alinhar e comprometer os stakeholders com uma visão compartilhada, tanto das providências de curto prazo quanto sobre o futuro.

É o momento de assumirmos as rédeas do nosso destino e seguirmos em frente com coragem, foco, disciplina, determinação, perseverança e criatividade. Capriche em 2020! E esteja preparado para desfrutar das oportunidades quando os novos ventos começarem a soprar. É uma questão de tempo.

 

Comentários