Mudança nos processos ou processo de mudanças?

Em uma empresa a lógica é diversa ao axioma matemático de soma e multiplicação e a ordem dos fatores altera o resultado

Mudança nos processos ou processo de mudanças? - Foto: Internet
Foto: Internet


O sucesso não precisa de milagres, ainda que as forças “univérsicas” - independentemente das crenças de cada um - sempre ajudem. O sucesso reside no processo de mudanças e evolução constante.

Em tempos de reinvenção e reestruturação é preciso lembrar que desconstruir não significa destruir. Desconstruir significa desmontar para ver como funciona. A partir disso, reconstruir com novas premissas mais adequadas à macro realidade do momento, que podemos definir como os grandes movimentos conjunturais e às micro circunstâncias ou as que podemos chamar de pontuais.

Uma matriz de avaliação de como você está conduzindo o processo de mudanças em seu negócio pode partir de algumas perguntas bastante simples:


O processo de mudanças está claro para todos do time?
Ele está estruturado de uma forma lógica e realmente inovadora, pensando nas necessidades circunstanciais de todas as áreas da companhia?
Faz sentido aos seus clientes externos quando você requisita informações anteriormente consideradas necessárias para cumprir seus processos internos ou estão obsoletas na conjuntura atual?
Os clientes entendem razoáveis estas suas demandas em tempos de horizontes não tão claros?
Uma pergunta-chave: Seu processo de mudanças pode ser considerado consistente e simultaneamente dá fluidez para a área de vendas/novos negócios ou ele engessa em excesso uma negociação em um momento tão crítico como o atual?


Mudança nos processos ou processo de mudanças? - O futurista Alvin Tofler: “Os analfabetos do século XXI, não são aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. Foto: Internet
O futurista Alvin Tofler: “Os analfabetos do século XXI, não são aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. Foto: Internet


Não tenha receio de mudar. Só porque sempre foi assim, não significa que é a melhor forma de fazer algo. Não tenha medo de questionar seus pares e lideranças, pois muitas vezes é justamente o que eles esperam de você, em especial frente ao cenário atual. Principalmente, não esqueça de questionar a si: quando foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?

A lagarta não precisa de um milagre para virar borboleta, ela precisa de um processo de mudanças bem realizado e no momento certo. Caso contrário, tende a morrer antes da transformação.

 

Comentários