Multinacional Elis desenvolve linha de aventais reutilizáveis e contribui para redução de lixo hospitalar que apresentou um aumento de 30% durante da pandemia

Líder europeia na gestão de têxteis, já higienizou mais de 11,6 milhões de unidades, evitando a geração de mais de 550 mil quilos de descartáveis

Multinacional Elis desenvolve linha de aventais reutilizáveis e contribui para redução de lixo hospitalar que apresentou um aumento de 30% durante da pandemia -


Imagem: Istock


O aumento do descarte de lixo nos hospitais é um problema que se agrava no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), uma pessoa infectada e internada para tratamento de covid-19 gera, em média, 7,5 quilos de lixo hospitalar por dia.

Um estudo da mesma associação apontou um aumento de 30% na produção desses resíduos, em relação a 2019, parte disso devido à chegada da pandemia, com o aumento do uso de EPIs descartáveis. Segundo o estudo, 1/3 desses materiais infectantes são descartados de forma irregular no meio ambiente. Só no Hospital de Campanha do Ibirapuera, durante os seis meses de funcionamento, foi produzido cerca de 81,5 toneladas de lixo.

A ELIS, líder europeia na gestão de têxteis usados em hospitais, hotéis e indústrias, com ampla atuação em 20 Estados brasileiros, além de prestar um serviço essencial a estes setores, propõe diminuir o descarte de lixo, contribuindo para a sustentabilidade no setor, higieniza cerca de 290 mil toneladas de têxteis por ano no Brasil e, em 2021, processou mais de 150 mil toneladas até junho.

Aventais Reutilizáveis

Com o objetivo de proteger os profissionais que se arriscam para salvar vidas, o braço brasileiro da Elis desenvolveu a linha de aventais reutilizáveis HeRo.

Produzidos e higienizados pela multinacional, os aventais são Hidrorepelentes, ou seja, são ideais para a proteção dos profissionais de saúde na realização de diversos procedimentos em pacientes com doenças infecto contagiosas e operações que envolvem manipulação de pacientes com fluídos corpóreos.  Além disso, o produto é resistente à tração e rasgo.

Os produtos são confeccionados em 100% Poliéster e com tecido maleável, antialérgico e atóxico. O modelo, foi desenvolvido para facilitar a colocação da peça, resultando em mais agilidade e segurança à rotina hospitalar. Essa linha de aventais reutilizáveis, não é descartada no meio ambiente como as mais comuns usadas em boa parte dos hospitais brasileiros, possibilitando que menos lixo hospitalar seja descartado no meio ambiente.

Multinacional Elis desenvolve linha de aventais reutilizáveis e contribui para redução de lixo hospitalar que apresentou um aumento de 30% durante da pandemia -


Imagem: Divulgação


No período de um ano após o lançamento, a Elis já higienizou mais de 11,6 milhões de unidades, evitando a geração de mais de 550 mil quilos de descartáveis. Transformando essa quantidade em metros de descartável, a economia equivale a uma distância de 14 mil quilômetros, algo semelhante a um terço da circunferência do planeta Terra.

"Nosso objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes deixando que eles se foquem sua atenção, exclusivamente, com sua atividade-fim. Queremos que eles continuem salvando vidas, mas com segurança, e, alinhado a isso, a nossa empresa também se propõe a ser um agente de mudança, contribuindo para o meio ambiente", destaca o CEO da Elis Brasil, Otávio Carvalho.

Qual é o Valor do avental reutilizável?

Além de todos esses benefícios, também é importante ressaltar que o avental reutilizável da Elis tem um custo menor do que o descartável e tem sua oferta garantida, sem risco de desabastecimento. Além disso, a proposta de valor ao cliente da empresa, oferece estabilidade dos preços ao longo do prazo de contrato, não sendo suscetível a possíveis oscilações em virtude de alta demanda, variações de câmbio, dentre outros.

Como é feito o processo de monitoramento de higiene e da eficácia das peças?

A multinacional também é responsável pela higienização das peças. Durante o processo de desinfecção, contando com a tecnologia RFID, as peças são testadas individualmente e passam por processo de inspeção, garantindo a qualidade e a eficácia dos aventais.

Mais segurança para os hospitais com a tecnologia RFID e MY ELIS

Os aventais utilizam a tecnologia RFID, uma ferramenta de rastreabilidade que permite o compartilhamento de informações com maior acuracidade e velocidade. Com esse sistema, os clientes da Elis têm controle de 100% dos produtos. Para isso, eles utilizam o Sistema MyElis, que possibilita a emissão de relatórios de rastreamento, consulta de peças, pesos coletados, pesos entregues, dentre outros.

Sobre a ELIS

A Elis é um grupo líder na Europa e no Brasil que possui mais de 130 anos de experiência nos serviços de gestão e higienização de têxteis, como enxovais, uniformes, aventais, EPI’s, além de tapetes industriais, MOPS, esterilização, entre outros serviços. No país desde 2012, a empresa atua nos segmentos hospitalar, hoteleiro, industrial, comércio e serviços, conta com mais de 9 mil colaboradores que garantem a excelência do serviço a mais de 5 mil clientes e higieniza cerca de 290 mil toneladas de têxteis em 20 estados brasileiros.

 Matéria: Uirá Banheza - Encaso Comunicação



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe do Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e CEO da Consultoria Marston Human Resources, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil. Siga no Instagram: @ricardo.bmq | @lider.sbt

Comentários