O poder da liderança feminina

A incorporação da inteligência feminina no processo decisório das empresas como fonte de vantagem competitiva, por César Souza.

O poder da liderança feminina -


Imagem: Depositphotos

“Qual o percentual de mulheres que são clientes dos nossos produtos e serviços?” perguntei recentemente em uma reunião do Conselho de Administração de uma determinada empresa. A reposta demorou quase uma hora, pois tiveram de consultar o CEO  e este perguntou ao VP de Marketing que teve por seu turno de questionar o gerente de vendas e um analista de mercado. Finalmente, veio a resposta: “42%!”.

Questionei então porque naquele Conselho todos os 9 membros eram do sexo masculino. E toda a Diretoria da empresa idem.

Foi uma discussão e tanta. Argumentei que não estava questionando por altruísmo nem por querer ser "politicamente correto", mas também por pragmatismo.

A incorporação da inteligência feminina no processo decisório das empresas como fonte de vantagem competitiva tem sido um dos argumentos mais freqüentes quando se analisa formas de aumentar a competitividade das empresas. Em especial quando uma fatia significativa do seu mercado é composto por mulheres.

Aprisionadas por uma cultura empresarial onde predominavam crenças como “Você é pago para fazer e não para pensar” ou “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, as empresas da Era Industrial desperdiçaram o potencial da competência feminina, confinando-a a tarefas rotineiras e subalternas, na obsessiva busca da economia de escala, onde a força física era relevante.

Acontece que na Era dos Serviços e Exponencial na qual vivemos, a matéria prima básica é a imaginação humana, a criatividade, a inovação. As empresas que desejam sobreviver nesse novo cenário não podem priorizar apenas o tangível e prescindir da inteligência feminina, do emocional das pessoas.

O compartilhamento do poder decisório com as mulheres no mundo corporativo passou a ser questão de sobrevivência das empresas.

É importante ter em mente que o sexo feminino já é maioria na população da grande maioria dos estados brasileiros. As mulheres serão aptas como ninguém a desenhar produtos e serviços capazes de realizar o sonho e encantar essa crescente massa de consumidoras femininas. Essa tendência salta aos olhos e muitas empresas já estão sendo criadas por mulheres. Empreendedorismo feminino em alta!

Não se trata de defender uma suposta supremacia feminina na liderança dos negócios. Mas sim da heterogeneidade de percepções que a mistura de sexos proporciona. Uma empresa com homens e mulheres na direção tem uma visão muito mais ampla.

Não é por mera coincidência que em todas as recentes listas das “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”, parte considerável dos cargos gerenciais estejam sendo ocupados por mulheres.

Algumas características do universo feminino que, de forma preconceituosa, eram consideradas como fraquezas viraram vantagens no mundo corporativo atual.

Além disso, todos sabemos que as mulheres são mais perseverantes e constantes; são menos imediatistas e mais capazes de raciocinar no longo prazo; sobrevivem melhor em tempos de aperto; possuem maior abertura e flexibilidade para o aprendizado; alta capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Todas essas são características naturais nas mulheres.

Convenceu-se do argumento? Felizmente, a ascensão de mulheres a posições de comando está se tornando uma realidade.

Felizmente também não se pensa em um “sistema de cotas” para mulheres. O único sistema válido para promover pessoas é o da Meritocracia. Não podemos mais nos dar ao luxo de excluí-las e prescindir da inteligência feminina nas nossas empresas.

E na sua empresa? A liderança feminina já é vista como uma vantagem competitiva?



César Souza: Cofundador e Presidente do Grupo Empreenda. Membro Investidor do BR Angels. Membro do Conselho de Administração de diversas empresas e ONGs. Consultor, palestrante e autor de diversos bestsellers, com cerca de 500 mil livros vendidos, inclusive “Seja o Líder que o Momento Exige”. Foi considerado um dos 200 Global Leaders for Tomorrow, pelo World Economic Forum em Davos, Suíça. Souza é também Curador da Galeria de Líderes do Líder S/A. 

Comentários