Precisamos voltar ao básico da liderança

Por Marcelo Simonato, colunista do Líder S/A

Precisamos voltar ao básico da liderança -


Foto: Pexels


É líder..., você já deve ter percebido que um dos maiores desafios atuais está em engajar o time de maneira humanizada e completamente empática, certo?

Não se trata mais de mostrar “quem tem o poder”, quem manda e quem obedece. A equipe não é “gado” e ela sabe bem disso! Não tem mais nada a ver com ter foco tão somente nos resultados e ignorar o time, acreditar que as coisas se resolvem com advertências, gritos, dando feedback só quando acontece erros ou falhas, não desenvolvendo pessoas e nem formando líderes. Nãooo! Para tudo!


Back to the basics - Precisamos voltar ao básico das coisas!

Voltar ao básico da liderança é uma das soluções mais efetivas para impulsionar equipes, contudo isso acaba sendo ignorado por muitos líderes por ser tão simples.  Muitos líderes preferem procurar estratégias complexas que na prática não são aplicáveis, planos de ações mirabolantes ou muito teóricos e com isso não geram o engajamento necessário para que a equipe realmente produza resultados acima da média.

Que tal voltar a fazer coisas poderosas e tão simples, como por exemplo, dar “bom dia para equipe”, se relacionar com ela, escutar o que o pessoal tem a dizer sobre as melhorias, ser um líder por exemplo, gerar um clima organizacional saudável, atraente e motivador.

Diante de tanta evolução, transições e principalmente diante das novas gerações, ser apenas um bom gestor não é o suficiente para essa galera. Temos que ser líderes humanos. Afinal, a organização confiou em nós para fazermos um bom trabalho e a equipe espera que nós os incentivemos, apoiemos em tempos difíceis, que reconheçamos os nossos erros quando porventura cometê-los, que os desafiemos a fazer coisas maiores e melhores, que sejamos capazes de expressar apreço por eles e pelo trabalho desenvolvido.

Todos esperam que a liderança tenha a competência de tornar os liderados profissionais mais bem preparados, de treiná-los para exercerem a autogestão, que possamos dar crédito a situações que mereçam crédito, reconhecimento e valor para as opiniões e sugestões.  O fato é que liderar é uma missão que vai muito além do que cargos, promoções ou salários promissores.

Na missão de liderar, o líder deve sim fazer cobranças, mas também dar o apoio, acompanhamento e direcionamento necessários. Deve dizer o que espera, mas ouvir as expetativas da outra parte. Oferecer feedbacks constantes, mas também pedir retornos para a equipe, sem medo. Precisa desenvolver o time, mas principalmente começar pelo exemplo do auto desenvolvimento. Afinal, o primeiro degrau da escada que nos leva ao sucesso na liderança, está na seguinte ordem hierárquica:


Se auto liderar;
Ser um bom liderado;
Ser referência;
Por último, liderar outras pessoas pelo exemplo.


Para ser um líder extraordinário aos olhos da equipe, precisamos desenvolver algumas competências básicas como:


Inteligência Emocional – Pois, descontar seu mal humor na equipe, se mostrar intolerante por causa de problemas pessoais ou deixar o seu rendimento cair porque está enfrentando conflitos é completamente Cringe. O equilíbrio emocional é tudo!
Comunicação empática e não violenta – Esta instrução já está “cansada de velha”, mas muitos líderes ainda se mostram despreparados para se comunicar com o time. Ao falar dão a entender a mensagem com duplo sentido e deixam ruídos. Se expressam de maneira equivocada e, ao invés de gerar conexão, geram interferências. Além disso, “o mais importante em uma comunicação é escutar o que não está sendo dito” – Peter Drucker.
Resiliência – Apesar de ser um termo bastante conhecido e utilizado, nem todos os líderes sabem lidar com problemas, adaptar-se as mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como por exemplo, o estresse, a falta de produtividade ou ausência de metas.
Solução de problemas – Eu já disse antes, mas torno a repetir: a equipe espera que o líder tenha firmeza para tomar decisões e saiba resolver os problemas, transmitindo segurança para os colaboradores.
Inovação – Inovar até soa exaustivo após tantas mudanças disruptivas, transições e metamorfose que o mercado, as empresas e as equipes já enfrentaram nos últimos tempos, mas inovar não saiu de moda. Pelo contrário, líderes inovadores são os mais novos squad goals da época. Sendo assim, continue fazendo o que nunca havia sido feito antes, a produzir novidades, inovar na empresa que atua, ser objeto de transformação por onde passar, pois isso faz toda a diferença.


Que tal voltar ao básico?

Viu, não precisa de pós-graduação para isso! Precisa de retornar ao simples, ao trivial, ao que realmente funciona. Bora encarar a liderança como uma missão!

Antes de finalizar, lembre-se: A única maneira de fazer um excelente trabalho é amando o que faz. Para ser um grande líder você precisará portanto amar a sua equipe no mais bonito sentido da palavra. Se o líder cuida bem dos membros de sua equipe, ele obterá resultados fantásticos através deles. Pense nisso!

Um abraço!

 

Marcelo Simonato: Possui mais de 25 anos de experiência profissional atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais em cargos de liderança. É Executivo, Escritor e Palestrante, sendo Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. Atua com treinamentos e palestras em todo território nacional. Autor das obras “Pilares do sucesso profissional” e “O líder de A a Z”. Coordenador editorial dos livros “Segredos de alto impacto”, “O poder do óbvio” e “Liderando juntos”.                                                                                                                                                                                        SITE | INSTAGRAM | FACEBOOK | LINKEDIN


 

Comentários