Quão ambidestra tem sido sua liderança?

No próximo dia 28/09, o Instituto Connect promove um encontro sobre Ambidestria Corporativa e contará com a participação do Marcelo Veras CEO da Inova Business School e a moderação da Silvana Pampu, founder do Instituto Connect.

Quão ambidestra tem sido sua liderança? -


Imagem: Reprodução/internet


Estar inserido em contextos extremamente voláteis, com decisões diárias e desafios inimagináveis tem sido a rotina da liderança. Aliado a isso, o desafio de assegurar as atividades táticas e operacionais do time com o business acumen, olhar visionário de construir o amanhã. A pandemia colocou a prova alguns líderes, que tiverem sua agenda absorvida na rotina do “Hoje”, assegurando o negócio do curto prazo, mitigando os impactos da crise e equilibrando os desejos e necessidades dos stakeholders.

Já um líder ambidestro vai além, não apenas move a si nesse contexto complexo entre os resultados do hoje e amanhã, assim como move e inspira seu time a fazer o mesmo de forma natural. Você já deve ter presenciado cenas e comentários de paradoxos... “Quer que eu inove, mas só tenho tempo de resolver problemas”, “Quer que pense em novos modelos de negócios, mas preciso bater a metas do final do mês” entre outros comentários que circulam o cotidiano corporativo

O termo ambidestria que originalmente remete a competência de ter habilidades com ambas partes do corpo, tomou nova repercussão e adentrou a linguagem corporativa em meados de 2004 em artigos publicados pela Harvard Business Review e MIT Sloan Review. No Brasil vem tomando relevância e algumas instituições se destacam de estarem encabeçando o movimento como a Inova Business School que lançou esse ano uma Jornada de Desenvolvimento que conta com participantes mundiais como Ram Charan e brasileiros referencias nesse tema como Luis Rasquila que escreveu esse ano para o MIT e Marcelo Veras que publicou na revista HSM em Julho desse ano.

Segundo Marcelo Veras, uma organização ambidestra é aquela que sabe como manter sob atenção os resultados de curto prazo e, ao mesmo tempo, consegue fazer os movimentos necessários para preparar a organização para o futuro de maneira harmoniosa com os stakeholders da gestão, da propriedade e do conselho consultivo.

Quão ambidestra tem sido sua liderança? -


Marcelo Veras, CEO do Grupo Inova Business School. Foto: Arquivo pessoal.


No programa promovido pela Inova Business School, a liderança passa a ser protagonista nas óticas abaixo:

1. Uma compreensão clara e inequívoca do que está por vir: O futuro do mundo, o futuro da economia, do capitalismo, dos negócios, das empresas e do trabalho;

2. Um entendimento claro do que significa uma "Organização Ambidestra", que sabe como manter os resultados de curto prazo bons e sob a maior atenção, e que consegue fazer os movimentos necessários para preparar a organização para o futuro;

3. Como iniciar a jornada de transformação, partindo da coesão entre propriedade, gestão e conselho e permeando toda a organização, através da sua cultura;

4. Quais são as ferramentas e ações práticas a serem implementadas para se criar uma organização ambidestra.

Quão ambidestra tem sido sua liderança? -


Silvana Pampu, founder do Instituto Connect. Foto: Divulgação.


Aumente seu Repertório

No próximo dia 28/09, o Instituto Connect promove um encontro sobre Ambidestria Corporativa e contará com a participação do Marcelo Veras CEO da Inova Business School e a moderação da Silvana Pampu, founder do Instituto Connect.

Articulações de parcerias e eventos como esse, promovem conexões e debates que fomentam o ecossistema e enriquecem as trocas com os membros da Confraria de Executivos e outros interessados.

Trazer à tona, como as grandes lideranças estão tratando os temas, envolvendo seus times e stakeholders nas retomadas de mercado e expansão, inspiram e robustecem as trocas.

A inscrição para esse encontro é gratuita e poderá ser realizada no site www.institutoconnect.org.br.

Além da temática relevante, poderá ampliar seu networking com um time de gestores ávidos pelas trocas, conexões e filosofia de life long leaner.

A Confraria

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir co-criando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.

Comentários