Quem são as mulheres à frente da S&P 500

Levantamento da Stake, mostra a participação feminina na liderança das empresas listadas em um dos índices mais populares do mundo

Quem são as mulheres à frente da S&P 500 -


Créditos: Pintrest

Um levantamento feito pela recém-chegada no Brasil Stake, plataforma que conecta investidores ao redor do mundo ao mercado de ações dos Estados Unidos, analisou a participação das mulheres em cargos de liderança nas empresas que compõem o índice S&P500 desde o ano 2000. Foi concluído que cerca de 81 mulheres estiveram no comando dessas corporações, e atualmente são 32 mulheres como CEOs. Esse número representa apenas 6,4% do total. Apesar de ainda serem pequenos, esses números são muito representativos.

Encabeçando a lista, Debra Cafaro é a CEO que está há mais tempo no cargo. Vinte e um anos comandando a Ventas ($VTR), que é uma empresa de investimento imobiliário especializada em propriedade e gestão de unidades de saúde nos Estados Unidos. Nenhuma outra mulher deste grupo ficou tanto tempo no comando de uma empresa como ela.

O segundo lugar desse ranking pertence à Susan Cameron, ex-CEO da Reynolds American ($RAI), uma empresa do ramo de tabaco, que ficou 13 anos no comando (de 2004 a 2016).

A lista atual das 32 mulheres que são executivas no S&P500 contém algumas das empresas mais conhecidas do mundo e aqui temos mais alguns exemplos:


Mary T. Barra, General Motors Company (GM)
Corie Barry, Best Buy
Safra A. Catz, Oracle Corporation
Barbara Rentler, Ross Stores, Inc.
Julie Sweet, Accenture
Sonia Syngal, Gap Inc.
Carol Tomé, United Parcel Service Inc.


Além delas, a partir de fevereiro de 2021 mais 2 mulheres irão tomar posse nos cargos máximos de liderança executiva: Jane Fraser, que será CEO do Citigroup, Inc e Karen S. Lynch, que assumirá o cargo de CEO da CVS Health.

Como a pauta atual está voltada a tornar o mercado mais igualitário para homens e mulheres, a tendência é que, em breve, essa lista feminina em posições chave nas empresas aumente, e muito. Falando além das empresas listadas em Wall Street, nesse link temos um mapa bem didático com as maiores empresas que são controladas/fundadas por mulheres em cada país. Aqui no Brasil temos a Cristina Junqueira, do Nubank, como um exemplo.

E, para quem está antenado no mercado, um IPO que está muito próximo de acontecer é o do ANT Group, um braço da Alibaba ($BABA), que tem um patrimônio avaliado de $4.8 bilhões de dólares e tem como CEO a Lucy Peng. Dos unicórnios (empresas que têm valuation acima de $1 bilhão de dólares), apenas 4% têm mulheres como CEO.

Os números ainda podem parecer pequenos, mas dão sinais de uma mudança significativa que está acontecendo. Uma mudança que aponta para um futuro mais igualitário, que aguardamos ansiosamente.

Sobre a Stake

Fundada em 2017 na Austrália, a Stake é uma plataforma que conecta pessoas que estão fora dos EUA ao mercado de ações americano, levando a todos as oportunidades de Wall Street de forma rápida e descomplicada. Com mais de 150 mil clientes na Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia, a plataforma chega à América Latina em 2020 oferecendo atendimento em português, taxa zero de corretagem, sem investimento mínimo e acesso a mais de 3.700 ações americanas e ETFs,além da possibilidade de investir de forma fracionada, ou seja, comprar qualquer quantia em dólar de qualquer ação.



Ricardo Quarenghi: Apresentador e Editor-chefe Programa e Coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Fundador e Diretor da Consultoria Marston Human Resources e Cofundador da plataforma Niara: Conexões Humanas, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil. É também Embaixador da Agência Espacial Nasa no Brasil.

Comentários