Sem fronteiras, Feluma Ventures investe na startup inglesa Wise Hands

Com um ano de mercado, empresa nasceu desejando melhorar a vida das pessoas classificadas como PCD, sendo elas como surdos, cegos, cadeirantes, idosos, portadores de mobilidade reduzida, entre outras, e promete melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e seus familiares.

Sem fronteiras, Feluma Ventures investe na startup inglesa Wise Hands -
 

Foto: RODNAE Productions no Pexels


A Feluma Ventures, corporate venture builder pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, o maior da América Latina e um dos maiores na Europa, anunciou recentemente o investimento em mais uma startup, a Wise Hands. O principal objetivo da Feluma Ventures é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.

A Wise Hands possui um enorme potencial, visto que, atualmente, o mercado mundial é de 500 milhões de pessoas surdas. Estima-se que em 2050 será de 2,5 bilhões de pessoas. No Brasil, existem atualmente cerca de 1 milhão de pessoas nessa condição. Essa solução beneficia não só a pessoa com deficiência, como seus familiares, trazendo um impacto positivo para a vida de todos.

A startup nasceu com o desejo de melhorar a vida das pessoas classificadas como PCD (pessoas com deficiência), como surdos, cegos, cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, entre outras deficiências. Entre seus diversos produtos estão:


Sl Book (Sign Language Book ou Livro em Língua de Sinais), um livro digital para todas as pessoas, incluindo os cegos, surdos, disléxicos e com déficit de atenção.
IM (Intérprete do Mundo), um aplicativo que faz a união da pessoa surda com outra pessoa, ouvinte ou surda. O app funciona como o “Uber da Língua de Sinais”, sendo possível solicitar um intérprete no momento da necessidade.
E-Learning (Wise Hands School) – o foco desta solução está na formação de programadores surdos.
Serviço de tradução de vídeo, que coloca legendas, vozes e língua de sinais nos conteúdos com o uso de intérpretes humanos. De acordo com pesquisas realizadas pela Feluma Ventures, com a comunidade surda, o avatar só entrega 10% da comunicação.
Serviço de tradução de website para a língua de sinais.
Portal de notícias acessível e inclusivo, cujo propósito é levar conteúdo de diferentes categorias para as pessoas de forma acessível e inclusiva, sendo pioneiro nessa solução.
Selo de marketing inclusivo. Ter um selo Wise Hands em empresas que respeitam o público de forma acessível e inclusiva, através de sessões de consultoria e orientação, ou até mesmo adesão às soluções anteriormente apresentadas.


Completando um ano de mercado, a empresa inglesa formada por brasileiros se encaixa no modelo dos critérios ESG (Environmental, Social and Governance), um mercado em crescimento que pode facilitar o êxito da startup, o que aumenta o interesse dos investidores da Feluma Ventures pela possibilidade de retorno. Soma-se a isso, claro, o impacto positivo na sociedade que a solução causa. Para a Wise Hands, a expectativa é desenvolver o negócio usando o networking da FV para acessar o mercado e a expertise da equipe e dos investidores para atingir todo o potencial da startup, além do apoio para a expansão comercial.

O time da Wise Hands tem como propósito dar autonomia às pessoas com deficiências. A partir de pesquisas e da vivência dos membros do time, eles conhecem profundamente a comunidade surda e entendem as principais dores, como pedir um lanche em um drive thru, abrir conta em banco, ir ao médico, assistir a uma série, encontrar um emprego e ter um plano de carreira etc., trazendo mais qualidade de vida para elas. A população surda também possui alta necessidade de compra e utilização de serviços, mas o mercado não é adaptado a eles.

“Um dos diferenciais da WH é que ela pensa na qualidade da informação transmitida. Muitos acreditam que, como alguns surdos sabem ler, somente colocar os conteúdos em texto é suficiente, mas como geralmente a língua materna do surdo é a língua de sinal do seu país, no caso do Brasil, a libras, o surdo sinalizado só consegue ter uma compreensão 100% através da linguagem de sinais. Pouca gente sabe que grande parte dos surdos não é totalmente alfabetizado em português e a libras é a segunda língua oficial do Brasil. Um bom exemplo para essa situação é observar a escrita de um surdo, cujas falhas são parecidas com as cometidas por estrangeiros que tentam aprender outro idioma (é como se a pessoa não fosse nativa daquela região)”, afirma Junior Gaino, CEO da Wise Hands.

A startup ainda precisa se desenvolver, e por conta da Feluma Ventures ter trazido sua operação ao Brasil, foi possível captar investimentos para a Wise Hands e impulsionar o fechamento de contratos. No segundo semestre deste ano, participaram da rodada de captação de investimentos da Mumbai Angels, e diversos investidores demonstraram interesse na solução, que será levada para atuar no mercado indiano – a proposta ainda está em negociação.

“A Feluma Ventures irá atuar de forma estratégica, como mentora. Isso envolve ações como abertura de mercado, desenvolvimento dos processos internos, busca por parceiros e clientes, desenvolvimento da governança da empresa e quaisquer outras áreas que precisem de suporte”, pontua Rafael Kenji, CEO da Feluma Ventures, que é médico e explica sobre o aumento do número de surdos no Brasil e ao redor do mundo: “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em um report publicado em 2018, em 2050 podemos atingir a marca de 900 milhões de surdos no mundo. Esse aumento acontece devido ao envelhecimento da população e ainda não levava em conta o aumento do uso de fones de ouvido e dispositivos de som que veio com a migração do modelo de trabalho para o Home Office durante a pandemia de COVID-19 e que será tendência nos próximos anos”. A Feluma Ventures dará todo suporte ao desenvolvimento da Wise Hands, ajudando a desenvolver as áreas de inovação, comercial, jurídico, financeiro e marketing. A startup precisará de um acompanhamento mais próximo, pois, embora seja promissora, está em estágio crucial de desenvolvimento do produto e expansão de mercado.

Sobre a Feluma Ventures

A Feluma Ventures é uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. Nosso foco é a ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado de saúde e serem incorporadas às Instituições de toda a rede Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas. Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação com sede em Belo Horizonte (MG), pioneira no ramo de Venture Building na América Latina, presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México.

Matéria: Daniele Ferreira - NB Press Comunicação



Ricardo Quarenghi: Apresentador e editor-chefe do programa e coluna Líder S/A no SBT, é um empreendedor desde os 22 anos. Entusiasta e participante ativo do universo das startups, através de diversas frentes, está envolvido com várias iniciativas no setor em todo Brasil. Fundador e CEO da Consultoria Marston Human Resources com sedes em São Paulo-SP e Curitiba-PR, possui diversos clientes na lista das maiores e melhores empresas do Brasil, pelas principais publicações especializadas. É também embaixador da agência espacial NASA no país, além de âncora e editor-chefe do programa Papo com Música na rádio UniFM 94.5. Siga no Instagram: @ricardo.bmq | @lider.sbt 

Comentários