Lótus Temple – Casa de Adoração da fé Bahá’í
O Templo de Lótus é uma Casa de Adoração Bahá’í que convida pessoas, de todas as religiões e raças, a adorar o Criador do Universo e a expressar o amor entre Deus e o homem.
Esse modo de pensar fica mais evidente, quando logo na entrada da Casa de Adoração, em uma de suas paredes, é possível ver cartazes fazendo referência a diversas religiões, como o cristianismo, o hinduísmo, o budismo, o judaísmo, entre outras, sendo um dos princípios da fé, a origem comum e respeito por todas as crenças.
O projeto arquitetônico na cidade de Nova Delhi – o mais recente dos sete edifícios espalhados em diferentes partes do mundo – rodeado por um jardim estonteante, é inspirado na flor de Lótus, flor considerada extremamente bonita e símbolo de pureza que está associada a adoração e religião na Índia.
A característica comum das Casas de Adoração Bahá’i é que todas possuem nove lados. Nove é considerado o número mais elevado e simboliza a unidade.
Dentro dos portais do Templo, apenas as Sagradas Escrituras da fé são lidas ou recitadas, nos demais ambientes, independente da fé, todos são bem-vindos para meditar e orar em silêncio, não sendo permitido a realização de palestras e nem qualquer espécie de ritual.
A Fé Bahá’í
É uma religião mundial independente, com Casas de Adoração em diversos países, como os Estados Unidos, Uganda, Austrália, Alemanha, Panamá, Samoa e Índia, do qual defende a unidade de Deus, reconhece a unidade de Seus Profetas e propõem o princípio da unidade de toda raça humana. A literatura Bahá’í tem sido traduzida para mais de 800 línguas.
Princípios de Fé
Unicidade da humanidade
Investigação independente da verdade
A origem comum de todas as religiões
Harmonia essencial entre ciência e religião
Igualdade entre homem e mulher
Erradicação do preconceito de todos os tipos
Educação Universal Obrigatória
Paz Universal
A abolição dos extremos de pobreza e riqueza
“Ninguém se deve orgulhar por amar o seu próprio país, antes deverá ter orgulho por amar o mundo inteiro. A terra é um só país, e a humanidade os seus cidadãos. ” – Babá’u’lláh
Como na maioria dos templos visitados é obrigatório retirar os sapatos para poder entrar em sinal de respeito.
– Horários para visita
01 de abril a 30 de setembro – das 9h às 19h
01 de outubro a 31 de março: 9h30 às 17h30.
Fechado às segundas-feiras.
Comentários