SBT analisa 92ª edição do Oscar: nem todo o conservadorismo da Academia foi páreo para o grau de qualidade de Parasita



JOÃO MARCELO MORAES - DE ARAÇATUBA

Na noite deste domingo (9) foi realizada a 92ª edição do Oscar e a noite, como a do ano passado, foi repleta de surpresas, mas diferentemente de 2019 foram surpreses muito positivas.

Apostei em apenas 21 das 24 categorias, as três categorias de curtas ficaram de fora do bolão, e foram 14 acertos.

Vamos analisar se a Academia escolheu os vencedores de forma justa ou política.

Maquiagem e Penteado

A disputa era acirrada entra Judy e O Escândalo, qualquer um dos dois que vencesse seria justíssimo. Infelizmente errei meu palpite, O Escândalo levou por sua ótima caracterização do trio de protagonistas (Robbie, Teron e Kidman).

Design de Produção

Era Uma Vez...em Hollywood era, de longe, o meu favorito. Recriação perfeita de Los Angeles no fim dos anos 60, uma grande homenagem a Hollywood, vitória justa.

Trilha Sonora Original

Muita corda, muito tambor, muita melancolia, muita sinergia com o tom do filme, muito boa a vitória de Hildur Guonadóttir por seu trabalho em Coringa.

Canção Original

Elton John venceu!!!!!! Melhor impossível. A música é do filme Rocketman, aliás

Fotografia

Uma das categorias mais fáceis para apostar no bolão, 1917 era de muito longe o favorito. Ainda não sei como Roger Deakins conseguiu fazer, mas fez, Oscar merecidíssimo, segundo dele em três anos (venceu por Blade Runner 2049).

Documentário

Todos os indicados eram ótimos e qualquer um que vencesse estaria tudo bem, mas se formos analisar friamente For Sama e Honeyland (este segundo que também concorreu a Melhor Filme Estrangeiro) estavam um pouquinho a frente dos outros. O vencedor foi Indústria Americana, era bom, mas o sentimento é um pouco agridoce devido a qualidade excepcional dos concorrentes.

Roteiro Original

Venceu o roteiro do melhor filme do ano, foi o primeiro Oscar da noite para Parasita.

Roteiro Adaptado

Primeira surpresa da noite, Jojo Rabbit venceu, não foi minha aposta, mas seria meu voto para vencer. Muito feliz pelo primeiro Oscar do diretor Taika Waititi.

Edição de Som

O vencedor foi Ford v Ferrari, que é bom, mas claramente o melhor era 1917, e não, a disputa nem deveria ser de igual para igual.

Mixagem de Som

1917 venceu, justo, era o melhor.

Efeitos Visuais

Uma das categorias mais sem nexo da noite. O vencedor foi 1917, e talvez era o mais fraco dentre os indicados. Não entendi o Oscar. O Rei Leão e Vingadores – Ultimato eram muito melhores.

Figurino

Esnobada na categoria de melhor direção, pelo menos, deram um Oscar, justíssimo, para o filme de Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres.

Edição/Montagem

Como um filme de três horas, com aquele ritmo e aquela edição não venceu? A sina de Martin Scorsese ser desrespeitado pela Academia segue viva, e novamente Ford v Ferrari não foi uma, mas sim uma manada de zebras.

Filme de Animação

Toy Story 4 era o filme mais fraco na disputa e mesmo assim foi o vitorioso, isso significa uma coisa: NUNCA APOSTE CONTRA A PIXAR.

Melhor filme estrangeiro

Parasita ganhou, mais óbvio que um filme do M.Night Shyamalan ser prepotente.

Ator Coadjuvante

O vencedor foi Brad Pitt, sem discussão, venceu tudo antes do Oscar, era o melhor, mais justo impossível.

Atriz Coadjuvante

Mesmo caso de Pitt, sem discussão a melhor, Oscar para ela.

Ator

Pela segunda vez, um ator vence o prêmio pelo papel de Coringa (Heath Leadger, em 2009). Por já ter visto o personagem em tela e, sejamos honestos, em uma interpretação bem superior, fica um sentimento, novamente agridoce. Entendo premiá-lo, mas antes de consagrar Phoenix daria meu voto para Adam Driver pela veracidade bruta de História de Um Casamento e depois para Antonio Banderas pela paixão de Dor e Glória. Prêmio justo, mas discutível.

Atriz

Renée Zellweger se transformou em Judy Garland, todos trejeitos estavam ali, não tem o que falar, foi premiada a melhor interpretação.

Direção

Desbancando o favoritasso Sam Mendes, Bong Joon-ho levou a estatueta e mais merecido só se Parasita levasse a categoria de melhor filme.

Filme

Parasita LEVOU MELHOR FILME!!!!!!!!

Melhor filme do ano, Academia deixando de lado preconceitos e conservadorismo e sendo justo, o que não vinha acontecendo há um certo tempo na categoria principal do prêmio. Mais feliz impossível, primeiro longa que não é de língua inglesa na história a vencer tal categoria. Parasita está na história.

Comentários