Alimentos e pressão arterial

Alimentos e pressão arterial  -


A hipertensão arterial representa um fator de risco cardiovascular silencioso, com sintomas muito inespecíficos e complicações muito graves, como infarto do miocárdio e derrame cerebral.

Por ser silenciosa , a hipertensão arterial e adequadamente tratada de forma muito tardia, quase na iminência de um evento cardiovascular fatal.

No contexto do tratamento da hipertensão arterial, antes mesmo de se pensar em medicamentos complexos , associações entre medicamentos e terapias mais modernas, deve-se avaliar, com muita propriedade, o padrão alimentar das pessoas. Muitas vezes, um ajuste da rotina alimentar pode ser suficiente para melhorar e até normalizar os níveis diários da pressão arterial.

Do ponto de vista nutrólogico, uma primeira medida preventiva na contenção de níveis pressóricos elevados e incentivar que as pessoas mantenham a rotina de três refeições diárias. Esta rotina de três refeições e mais salutar para o ritmo intestinal , para o funcionamento dos rins e para o metabolismo energético. Com isto, o organismo pode por si só manter auto-equilíbrio da pressão , sem grandes variações .

O conhecimento das propriedades e efeitos colaterais do consumo dos alimentos também é um forte aliado no controle da pressão arterial . Vale ressaltar que os alimentos são medicamentos naturais , com propriedades anti-inflamatórias, antixoxidantes e antimicrobianas. Logo, o segredo é saber escolher os melhores alimentos.

Algumas recomendações quantitativas e qualitativas acerca dos alimentos devem ser seguidas rotineiramente, permitindo dessa forma um melhor controle da pressão arterial :

- alimentos ricos em água (facilitam a diurese e a  eliminação de toxinas ) - vegetais como pepino e algumas frutas como melão e melancia 

- alimentos com baixo teor de sódio - evitar os refrigerantes , carnes e frios processados e defumados, alimentos contendo aditivos ou temperos artificiais 

- evitar alimentos ou líquidos ricos em cafeina e xantinas - para isso reduzir consumo diário de café, alguns tipos de cha (chá verde , cha mate), chocolates com baixo teor de cacau, bebidas energéticos, refrigerantes ricos em estimulantes.

- evitar alguns alimentos como pipoca muito salgada ou doce , amendoim , batata em pacotes , biscoitos e salgados 

- muita atenção para alimentos ricos em ácido úrico , uma vez que o ácido úrico excessivo contribui para elevação da pressão arterial . Alguns alimentos ricos em ácido úrico - feijão, algumas frutas como uva, carnes vermelhas , vísceras , molhos gordurosos, queijos gordurosos e frutos do mar.

Um acompanhando periódico com um cardiologista e até mesmo com um nutrólogo permite alinhar algumas orientações dietéticas com alguma recomendação medicamentosa.

Nos dias atuais , é possível adotar hábitos de vida saudáveis por meio da escolha dos melhores alimentos , prevenindo desta forma complicações  como a hipertensão arterial.

Acesse o site Coração Moderno e saiba mais!




Edmo Atique Gabriel é professor livre-docente na Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos), conselheiro de Comissão Nacional de Residência Médica do MEC (Ministério da Educação), especialista em cirurgia cardiovascular, com aprimoramento em centros como Harvard Medical School e Cleveland Clinic, e pós graduado em nutrologia médica pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Escreve para os portais UOL e sbtinterior.com.

Comentários