Dorzinha pós treino? Saiba mais sobre a Dor Muscular Tardia

Sabe aquela dorzinha chata que fica te fazendo lembrar dos exercícios que você fez, normalmente no dia anterior, ou até mesmo durante os próximos dias? Essa é a chamada Dor Muscular Tardia (DMT)...

O que é DMT?         

Sabe aquela dorzinha chata que fica te fazendo lembrar dos exercícios que você fez, normalmente no dia anterior, ou até mesmo durante os próximos dias? Essa é a chamada Dor Muscular Tardia (DMT), ela é um reflexo fisiológico natural que surge após a realização de exercícios com progressões de carga de treino (volume, intensidade, densidade e frequência de carga) em resposta a uma adaptação ao estresse causado.

A DMT acontece entre 8 e 72 horas após o treino, tendo seu pico entre 24 e 48 horas, é aquela dorzinha muscular que limita um pouco os movimentos no seu dia a dia (menor mobilidade e movimentos doloridos), mas que em até no máximo uma semana tem o seu fim.

Devido ao estresse fisiológico causado pelo treinamento uma série de eventos ocorrem, um dos principais causadores da DMT está relacionado à microrruptura de diversas fibras musculares (células do musculo), gerando todo um processo inflamatório que busca reparar todos os tecidos lesados após o treinamento, visando o equilíbrio (reparação) e muitas vezes supercompensação (aumento de densidade / volume).

Chamo a atenção para outras possibilidades, dores articulares (nas juntas) como joelho e ombro não tem a menor relação com DMT, e existem outras dores que podem estar relacionadas à lesões (como tendinites por exemplo) com particularidades diferentes, a  DMT é natural e necessário, mas devemos nos atentar para sintomas diferentes dos citados aqui anteriormente, busque ajuda profissional neste caso para melhores orientações.

O que fazer para amenizar ou evitar a DMT?     

Você deve ter em mente que a DMT deve ser suportável, se a carga de treino for muito além do que o seu corpo está adaptado para suportar, surte um efeito maior e incapacitante, quem melhor poderá montar um treino adequado para o seu nível de aptidão física e ir adaptando este treino à sua evolução na medida certa é um Personal Trainer.

Atente-se para os sintomas, se baterem com as características que foram citadas referentes à DMT, você pode tomar algumas medidas que irão aliviar um pouco a dor quando estiverem insuportáveis, e deixarei aqui também outras recomendações sobre o que você deve evitar.

Exercícios leves de stress metabólico seja em uma esteira, ou até mesmo treinamento resistido com alto volume e baixa intensidade (aeróbios) ajudam na metabolização e vascularização, consequentemente acelera o processo de regeneração tecidual melhorando as dores, também servem para este mesmo efeito massagens e alongamentos nas regiões acometidas.

Medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares devem ser evitados, pois inibem todo o processo de adaptação fisiológica natural, atrapalhando o seu desenvolvimento buscado através do treinamento, seja ele ganho de força, hipertrofia, ou adaptação ao estresse causado pelo treinamento, em outras palavras, você não irá ter os benefícios e a consequente evolução geradas pelo estímulo do treinamento, dê preferência para o uso do gelo aplicado no local, aliviando assim o processo inflamatório e de sensibilidade (até 5 minutos aplicado com um pano para não queimar a pele) de forma menos invasiva.

Devemos levar em consideração que tanto o sono diário com qualidade de tempo (em média 8 horas) e ambiente (sem luzes e barulhos) quanto um bom controle alimentar ajudam no processo de prevenção da acentuação da dor e reparação tecidual.

A recomendações aqui são informativas, o ideal é sempre buscar uma ajuda profissional para te atender pessoalmente e saber com maior precisão como você deve proceder em cada caso, conseguiu entender um pouco mais sobre a Dor Muscular Tardia?  Conhece alguém que pode ser ajudado com essas informações? Compartilhe esse post, vamos conscientizar mais pessoas, conto com a sua participação, e até a próxima!


Prof. Leandro Warick               
Personal Trainer e Master Coach                
www.leandrowarickpersonal.com.br

 

Comentários