Aberta licitação para infraestrutura na Favela Marte em Rio Preto

A estimativa é de que a obra seja entregue em 2023

Aberta licitação para infraestrutura na Favela Marte em Rio Preto - Marcos Morelli


A Prefeitura de São José do Rio Preto anunciou a abertura da licitação para a realização das obras de construção de toda a infraestrutura, que ficou a cargo do município, na área da antiga Favela da Vila Itália, hoje Favela Marte 3D - Digna, Digital e Desenvolvida.


O prefeito Edinho Araújo fez o anúncio durante reunião no gabinete com a presença de secretários, parceiros e convidados, por meio de uma conferência online em que participaram também Edu Lyra, fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões; Amanda Oliveira, CEO do instituto Valquírias World, e o representante dos moradores, Benvindo Oliveira.

“Esse é mais um capítulo importante de uma história gloriosa para a concretização do projeto de reurbanização da Favela Marte”, disse o prefeito Edinho Araújo.

O secretário da Habitação, Manoel de Jesus Gonçalves, ressaltou que "esse trabalho é um passo importante para a concretização do projeto, com muita determinação do prefeito Edinho Araújo”.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Município e no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, dia 30. A partir daí, as empresas interessadas em participar da licitação terão entre 30 e 40 dias para apresentar as propostas. Após a expedição da ordem de serviço, os trabalhos devem ser concluídos em 150 dias.

A Prefeitura irá cumprir todos os passos para a licitação, como a apresentação e entrega dos envelopes pelas empresas interessadas, a realização de uma visita técnica no local e finalmente a abertura dos envelopes. Logo após, conforme determina a Lei, será aberto prazo para impugnação e homologação da empresa.

Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, destacou que o projeto “foi desafiador e só foi possível após a união de várias pessoas e setores”. Lyra parabenizou os envolvidos e agradeceu o empenho de cada um. “Temos um super time que não mediu esforços para mudar esse cenário de Rio Preto”.

Já a CEO do instituto Valquírias World, Amanda Oliveira, pontuou que o compromisso da Favela Marte é de todos. “Não imaginava que chegaríamos tão longe. Hoje deixamos de viver um sonho para acompanhar um processo real”.

A Prefeitura irá investir cerca de R$ 15 milhões para a realização das obras. O projeto tem ainda apoio do governo do Estado de São Paulo, na ordem de R$ 32 milhões. A construção das casas ficou sob responsabilidade da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado. O terreno já está sendo nivelado por uma empresa de terraplanagem contratada pela CDHU.

O projeto de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Poder Público (município de Rio Preto e governo do Estado) e também da iniciativa privada.  A ideia é fazer com que a concepção de Favela 3D seja modelo para todo o País, transformando a Favela Marte em uma comunidade Digna, Digital e Desenvolvida.

A finalização do projeto de reurbanização, com a entrega das 239 moradias deve ocorrer no final de 2023.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).