Alemanha e Ucrânia entram em disputa diplomática

Alemanha e Ucrânia entram em disputa diplomática - Reprodução


Uma disputa diplomática entre Berlim e Kiev foi desencadeada após o embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andrij Melnyk, responder à afirmação do chanceler alemão Olaf Scholz, que disse não pretender visitar a capital ucraniana como outros líderes mundiais fizeram pois o presidente do país, Volodymyr Zelenskyy, recentemente se recusou a receber o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.



A recusa de Kiev à oferta de Steinmeier de visita foi um "comportamento muito peculiar" que impediu sua própria viagem à Ucrânia, disse Scholz à televisão alemã. "Isso não é maneira de tratar um presidente de um país como a Alemanha, que forneceu tanta ajuda financeira e militar", disse o chanceler.

"Não parece muito estadista se comportar como uma salsicha de fígado insultada", disse o embaixador da Ucrânia, Andrij Melnyk, em resposta aos comentários do chanceler. Ele usou uma expressão idiomática alemã, "beleidigte Leberwurst", que denota uma pessoa facilmente insultada. "Não estamos em um jardim de infância aqui: trata-se da mais brutal guerra de destruição desde a invasão nazista da Ucrânia", disse Melnyk à agência de imprensa alemã DPA.

As tensões estão crescendo entre os dois governos desde a relutância inicial da Alemanha em enviar armas para a Ucrânia e sua recusa em parar imediatamente de comprar gás e petróleo russos. Fonte: Dow Jones Newswires.