Após metade das vacinas entregues, Doria diz que vai à Justiça contra o Ministério da Saúde

Anúncio foi feito durante a entrega de 4 mil litros de IFA para fabricação de vacinas contra a covid-19

Após metade das vacinas entregues, Doria diz que vai à Justiça contra o Ministério da Saúde - Divulgação


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse, na manhã desta quinta-feira (5), que vai agir judicialmente em relação ao envio de vacinas pelo governo federal para o Estado. O anúncio foi feito durante a entrega de 4 mil de litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de cerca de 8 milhões de doses da vacina contra a covid-19, destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). 


De acordo com o governador, o processo contra o Ministério da Saúde vai ser realizado pela entrega de 50% das doses previstas da vacina Pfizer para imunizar a população do Estado.

"Coibir, limitar, reter vacinas é contribuir para o aumento do pesadelo que essa pandemia vem vitimando milhões de brasileiro e privar a oportunidade da imunização daqueles que já tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer de tomarem a segunda dose dessa vacina. Isso é de uma desumanidade incomensurável, típico aliás de um governo negacionista", destaca o governador paulista. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses das vacinas são distribuídas de forma igualitária entre os estados e que o Instituto Butantan, por se localizar em São Paulo, o governo estadual pode ter retirado doses a mais e uma compensação foi feita em respeito à igualdade de doses. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que "São Paulo está sempre reclamando". 

Doria rebateu e afirmou que o ministro contraiu o Bolsonaro vírus. "Lamento muito que o ministro Marcelo Queiroga, que trouxe uma certa esperança por ser médico ao assumir o MS, tenha contraído o Bolsonaro vírus. Para esse vírus não há vacina, nem tratamento, há de se lamentar e agir judicialmente", diz.

O governador acompanhou a chegada da nova remessa de IFA no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 5h30 desta 5ª feira. Enviados pelo laboratório Sinovac, os insumos foram transportados por voo da companhia Swiss International Airlines, que saiu de Pequim (China), fez escala em Zurique (Suíça) antes de pousar em São Paulo. 

"Neste domingo, vamos receber mais dois milhões de doses prontas, totalizando 10 milhões de doses. Com isso, vamos atingir 75 milhões de doses da vacina do Butantan para o Programa Nacional", afirma Doria.  Até o momento, o Instituto Butantan já disponibilizou 64,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).