Após recomendação do procurador-geral, Doria pode anunciar medidas mais rígidas hoje no estado

Sem conseguir deter avanço de contaminações, governo avalia medidas até para comércio essencial

Após recomendação do procurador-geral, Doria pode anunciar medidas mais rígidas hoje no estado - Divulgação/Governo de SP


O governador João Doria (PSDB) deve anunciar hoje e amanhã (11) medidas mais rígidas para conter o avanço da pandemia no estado de São Paulo. A decisão foi tomada após o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo, recomendar que o governo tome as devidas providências sobre a realização de eventos esportivos e religiosos no estado.


Diante do aumento da pressão por leitos em UTI e o número crescente de óbitos no estado, o Centro de Contingência analisa restringir o horário de funcionamento de supermercados, açougues e padarias. São serviços essenciais que, atualmente, podem receber clientes livremente, seguindo os protocolos de segurança.

Nesta terça-feira, o estado registrou a morte de 517 pessoas, recorde desde o início da pandemia. Com isso, São Paulo chegou a 62.101 mortes pela doença em um ano de pandemia.

Outra medida que pode ser anunciada é a suspensão do Campeonato Paulista de futebol. O procurador ressaltou que a suspensão das atividades religiosas coletivas e dos eventos esportivos "torna-se imprescindível" considerando que o recrudescimento da pandemia da covid-19 e o aumento do número diário de pessoas infectadas, de internações e de mortes levou o governo a incluir todas as regiões do estado na fase mais restritiva do Plano São Paulo.

O funcionamento das escolas públicas e particulares, que continuam abertas mesmo na fase vermelha por terem sido classificadas como serviços essenciais, podendo atender até 35% dos alunos, deve continuar inalterado.