Araçatuba confirma caso de chikungunya depois de quatro anos

A paciente é uma mulher de 30 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde

Araçatuba confirma caso de chikungunya depois de quatro anos - Arquivo/Agência Brasil


Araçatuba confirmou, nesta sexta-feira (1º), o primeiro caso de chikungunya em 2022. A paciente é uma mulher de 30 anos, residente no bairro Mão Divina. Não houve necessidade de internação hospitalar.


O último caso da doença havia sido registrado em dezembro do ano passado, mas era importado, ou seja, o paciente contraiu a doença em outro município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Antes disso, o último caso registrado na cidade ocorreu em junho de 2018.

Chamada também de febre chikungunya, a doença infecciosa febril é causada pelo vírus Chikungunya, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo causador da dengue, zika e febre amarela.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, como febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. A grande diferença é que a febre chikungunya provoca o acometimento das articulações.

O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local, podendo causar um novo tipo de reumatismo, semelhante à artrite, cuja causa é a inflamação nas articulações e a infecção dos nervos. Em 50% dos casos, as dores se tornam crônicas.

Os mais acometidos pelos quadros crônicos e dolorosos são mulheres com doença aguda por mais de dez dias ou com mais de três semanas de dores articulares, pessoas que já tenham problemas articulares e diabetes. (Com informações do portal RP10)