Araçatuba: prefeitura notifica TUA para retomar horários aos fins de semana

Horários do transporte coletivo foram suspensos em razão da pandemia e ainda não voltaram a operar

Araçatuba: prefeitura notifica TUA para retomar horários aos fins de semana - Divulgação


A Prefeitura de Araçatuba notificou a empresa TUA​ (​Transportes Urbanos Araçatuba​) a retomar o serviço integral de circulação das linhas de ônibus, em seus horários anteriores e também nos finais de semana, que foram suspensas em razão da pandemia.


A opção da Prefeitura pe​​la notificação à empresa é medida oficial, formalizada após reunião realizada nesta terça-feira (19), entre membros da administração municipal e da empresa prestadora do serviço, em razão do ainda não restabelecimento da integridade dos horários e itinerários, tendo em vista a já reconhecida normalidade em virtude da retomada das atividades econômicas no município.

A reunião serviu para discussão da demanda de retorno dos horários e apresentação de posicionamento e análises da empresa, sobre possibilidades de retomada ou de medidas emergenciais. A discussão foi concluída com a formalização da solicitação de retomada por meio de notificação oficial.

Acompanharam também a reunião os secretários municipais de Mobilidade Urbana de Araçatuba, Coronel PM Marcelo Reis, e de Comunicação Social, Jonathas Magalhães; a procuradora geral do município, Renata Melo; o chefe de gabinete Deocleciano Borela Jr e o diretor de departamento da SMMU, Lavínio Gonçalves.

Participante da reunião, o representante da TUA apontou fatores de dificuldade à retomada da totalidade dos horários antes praticados, dentre as quais destacou a alta dos combustíveis, que, de junho a setembro de 2021, subiu mais de 80%.

O representante da prestadora citou a modalidade Cirandão, já em atividade de segundas a sextas-feiras, e disse que será estudado, a princípio, a implantação desta modalidade também aos finais de semana, até que responda à notificação.

Desde 4 de outubro deste ano, a empresa restabeleceu alguns horários de atendimento no período noturno, com atenção principal a shopping centers, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos que atendem nesta faixa de horário. O serviço permite saída destes pontos especiais e transporte a terminais, onde os usuários podem fazer a integração com outros ônibus, de acordo com itinerário e destino desejados.

O Cirandão já funciona em itinerários conhecidos como Volta 1, das 21h às 21h35; e Volta 2, das 22h15 às 23h10, divididas em duas linhas cada.

De acordo com demonstrativo da empresa apresentado na reunião, o Cirandão atende a pontos como o Araçatuba Shopping e Shopping Praça Nova, AME, Santa Casa de Misericórdia, supermercados Rosa Felipe, na rua do Fico e na rua Bolívia, Amigão, Assaí, Stock, Pão de Açúcar, Muffato, Toninho e Supermercados Rondon dos bairros Jussara, Umuarama, Ipanema e Cobrac, até o terminal rodoviário urbano.

Segundo a procuradora geral do município, a não retomada das atividades conforme contrato é passível de penalização.

A prefeita interina de Araçatuba, Edna Flor, declara sensibilidade às dificuldades apresentadas pela empresa, mas argui em defesa da necessidade do uso do transporte coletivo pela população e, portanto, pela insistência à retomada do serviço integralmente.