Araras-canindé são apreendidas dentro de empresa na região de Rio Preto

Aves ameaçadas de extinção foram encontradas em um viveiro sem espaço, com muitas fezes e sinais de maus-tratos

 

Araras-canindé são apreendidas dentro de empresa na região de Rio Preto - Divulgação/ Polícia Ambiental


Policiais do 4º Batalhão de Polícia Ambiental resgataram duas araras-canindé que estavam sendo mantidas em cativeiro, nesta quinta-feira (12), em Tanabi (SP). As aves estão ameaçadas de extinção e apresentam sinais de maus-tratos.

De acordo com a PM, a corporação recebeu uma denúncia telefônica relatando que as aves estavam presas dentro de uma empresa e sem os cuidados adequados.

Pelo local, as equipes constataram que as araras estavam em um viveiro com pouco espaço. Também havia grande quantidade de fezes.

Os policiais observaram, ainda, que o único alimento que elas estavam recebendo eram sementes de girassóis, o que não é suficiente. O responsável foi autuado em R$16,5 mil pelo crime de maus-tratos e por manter as aves em cativeiro.

De acordo com a Polícia Ambiental, maus-tratos configuram infração e crime ambiental. O autuado responde nas esferas administrativa e penal e pode ser condenado à pena de seis meses a um ano de prisão.

As araras foram resgatadas e encaminhadas para a Associação Protetora de Animais Silvestres (APAS), em Assis (SP),  onde receberão os cuidados adequados.

Veja o resgate das aves