Assembleia de SP aprova criação da Região Metropolitana de Rio Preto

Essa será a sétima região metropolitana do Estado, que atualmente conta com outras seis, São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas

Assembleia de SP aprova criação da Região Metropolitana de Rio Preto - Reprodução


A Alesp, Assembleia Legislativa de SP, aprovou na tarde desta terça-feira (10), a criação da Região Metropolitana de Rio Preto (SP). O projeto é do Governo de SP e previa a inclusão de 35 cidades, mas recebeu uma pequena reforma no texto e incluiu  outras duas cidades Olímpia (SP) e Severínia (SP). 


Quando sancionada, a lei entra em vigor já na data de publicação no Diário Oficial do Estado. A criação da Região Metrolpolitana vai beneficiar uma população de quase 1 milhão de habitantes. Com a inclusão de Olímpia e Severínia, a RM conta com 37 municípios.

A inclusão de Olímpia na região Metropolitana foi um pedido feito pelo prefeito de Olímpia, Fernando Cunha. "Acabamos de dar mais um passo importante para o desenvolvmento de Olímpia. A RM está sendo criada para ampliar a representatividade do interior no Estado e traçar políticas públicas planejadas em conjuntopara proporcionar mais investimentose qualidade de vida a população", afirmou Cunha. Olímpia, que é uma estância turística e pode se firmar como sede regional do turismo.

Com essa RM o estado passa a ter 7 regiões metropolitanas e aglomerados urbanos e microrregiões, as outras são: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.

Os 36 municípios que integram a RM de Rio Preto são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.


Com a integraçãoagora fica mais fácil trazer recursos para investimentos em infraestrutura como duplicação de rodovias e outros investimentos em grandes hospitais . 

O Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, comemorou a criação da RM. "Mais uma etapa vencida para a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, agora com o apoio maciço dos deputados estaduais da Assembléia Legislativa de São Paulo. Um sonho antigo se torna realidade. O ano de 2021 será um marco para o avanço e consolidação desta desenvolvida e progressista região, agora com a criação da RM com 37 importantes municípios parceiros". afirmou.