Atletas de Catanduva e região de Araçatuba são destaques em campeonato de fisiculturismo

Campeonato foi realizado em São José do Rio Preto, no interior de SP e reuniu outros 200 atletas de todo o Brasil

Atletas de Catanduva e região de Araçatuba são destaques em campeonato de fisiculturismo  - Divulgação

 

Atletas de Catanduva e da região de Araçatuba, na região noroeste do Estado de SP,  se destacaram no campeonato de fisiculturismo Montalvão Classic 2023, realizado em São José do Rio Preto (SP). Cerca de 200 atletas de diversos lugares do Brasil participaram da competição.



O Montalvão Classic é considerado o maior campeonato de bodybuilder do interior de São Paulo. A competição ainda foi uma classificatória para o Mundial de Berlim 2023, que será realizado em novembro.

Um dos destaques da competição é o atleta Eraldo Alexandre Raimundo Júnior, mais conhecido como Jr. Alexandre. Aos 29 anos e, no fisiculturismo há dois anos, ele já participou de sete campeonatos conquistando 14 troféus: 2 Overall (para ganhar o Overall, o atleta precisa ser campeão da sua categoria e disputar contra os outros campeões para ver quem será o melhor); seis top 1; quatro top 2; um top 3; e um campeão do povo (maior torcida).



(O atleta Jr. Alexandre/ Divulgação)

O competidos falou sobre a eletrizante disputa do Overall, um momento de tensão não somente entre os atletas, mas entre os árbitros para chegarem em um consenso de quem venceria.

“Na disputa do Overall foi incrível, os árbitros me tiraram do canto e me colocaram no centro, geralmente isso significa que está ganhando. O atleta que confrontei diretamente no Overall é um atleta de bagagem que já ganhou grandes campeonatos, entre eles o Arnold Classic, um dos maiores campeonatos amadores. Os próprios árbitros disseram ‘desculpem atletas, estamos demorando porque vocês causaram uma grande discussão entre nós’, ou seja, nem eles estavam conseguindo decidir. Acredito que o campeão foi escolhido por detalhe, e isso me deixou muito feliz, pois o atleta que ganhou de mim venceu campeonatos que eu almejo pisar, e ter entrado nessa disputa acirrada significa que eu estou muito próximo do meu objetivo. Vou continuar trabalhando duro para disputar com os melhores atletas do fisiculturismo”.

O catanduvense Vinicius Tokushige, de 24 anos, também deu um show e ficou no top 4 na categoria Sungão até 1,72 cm e top 2 na Bermuda Jr. até 24 anos.



(O atleta catanduvense Vinicius Tokushige/ Divulgação)

"Fiquei muito feliz por ter levado o troféu de vice-campeão. Meu objetivo era ser campeão, mas só de estar em segundo eu já fiquei muito feliz. Fiquei com uma sensação de trabalho bem feito. Quando eu ganhei quarto lugar na categoria Sungão, já estava de bom tamanho para mim, principalmente por estar competindo com nove atletas mais velhos do que eu e, na minha visão, muito melhores que eu”, comentou.

Ainda na região, o atleta estreante Mateus Colabone, de 30 anos, morador de uma cidade que é distrito de Urupês (SP), voltou para casa como vice-campeão e uma medalha. Colabone conseguiu se destacar e ganhou o 2º lugar na categoria bodybuilder estreante a cima de 1,75 cm. 

"Tem vários momentos complicados para um atleta de fisiculturismo; não é nada fácil a preparação. Para mim, o mais difícil foi a restrição de alimentos. Eu sentia bastante fome, mas teve períodos que era necessário ficar algumas horas sem comer. Porém, quando eu peguei o troféu na mão, acabei até esquecendo de como a preparação foi árdua. Fiquei muito feliz com o resultado. Senti que todos os meus esforços foram compensados ali, naquele momento. Sem dúvida nenhuma, foi a melhor sensação do mundo".

Araçatuba

Um dos destaques de Araçatuba foi o atleta Henrique Bombarda, de 16 anos, que foi vice-campeão na categoria bodybuilding sub-Jr.

"Foi muito gratificante participar desse campeonato. Eu não achava que teria resultados tão expressivos assim, pois foi um tempo curto para eu me preparar. Normalmente são 12 meses e eu fiz tudo em quatro semanas. Dei meu 100% em absolutamente tudo, nos treinos, nos cárdios (exercícios aeróbicos) e na dieta. Ter sido vice-campeão com 16 anos, sendo o mais novo na categoria em que eu subi, que é até 19 anos, foi muito legal e gratificante. Estou feliz com o resultado”, afirmou o atleta.

Mas não para por aí. Aos 48 anos e quebrando diversos tabus, o atleta estreante no fisiculturismo Genilson Souza da Costa, garantiu dois troféus, campeão master estreante +40 e terceiro lugar na categoria master open +40.

“O resultado foi extremamente emocionante. Por ser meu primeiro campeonato, ter me destacado dessa maneira foi uma surpresa. Eu esperava um resultado bom, mas não sabia que seria esse o resultado final. Eu estava empenhado e minha preparação foi muito bem-feita com a ajuda do coach Vinicio Sônego, meu treinador Anderson Corrêa, e o apoio dos meus filhos e esposa”

Guararapes

Aos 23 anos, o atleta Esdras Fernando, morador de Guararapes (SP), ‘roubou a cena’ desde o momento em que chegou na competição. Enquanto realizava a pintura corporal no backstage, outros atletas se espantaram ao ver o físico que ele apresentaria no campeonato.



(O atleta Esdras Fernando)

O fisiculturista que sofreu um acidente na véspera do Natal em 2022, nem imaginava que conseguiria competir, já que ficou um período sem poder andar e treinar. Ele falou sobre a emoção de estar no palco e levar dois troféus, sendo o de vice-campeão na categoria Jr. até 24 anos e campeão na Mens Extreme, falou da surpresa e satisfação em levar os troféus para casa.

“No momento que recebi o troféu de segundo lugar foi simplesmente uma explosão de felicidade, muitas emoções, principalmente porque nesse mesmo momento, eu lembrei do acidente e vi que consegui superar aquele obstáculo em tão pouco tempo. Na segunda disputa, no momento em que vi que estava entre o top 3 da Extreme eu já estava muito feliz, mas quando me consagrei campeão da categoria eu fiquei desacreditado, eu só queria chorar por não acreditar que aquilo realmente estava acontecendo. Foi a melhor sensação que já tive”, relembra Esdras.

Todos os atletas pertencem a equipe do coach araçatuvense Vinicio Sônego.

O evento foi realizado no último sábado, dia 9/9.