Audiência pública discute a criação da Região Metropolitana de Jundiaí

Atualmente, o estado possui 6 regiões metropolitanas: Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Audiência pública discute a criação da Região Metropolitana de Jundiaí  - Reprodução


O processo de transformação das cidades de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itapeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista em Região Metropolitana será pauta de audiência pública, nesta sexta-feira (6), 9h30, no Teatro Polytheama, em Jundiaí. A partir da apresentação do projeto, a população das sete cidades poderá enviar sugestões até 26 de agosto pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br. Também será possível acompanhar a audiência em tempo real pela internet (youtube.com/desenvolvimentoregionalsp).


A audiência contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria, do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além de outros gestores da região.

“Durante toda a pandemia do coronavírus, pleiteamos junto ao governador João Doria que fosse dada autonomia para que Jundiaí, sede da Aglomeração Urbana de Jundiaí, fosse liberada da Região de Saúde de Campinas e assim gerir sua própria infraestrutura de saúde destinada a atender seus pacientes”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O nascimento da Região Metropolitana é apenas o primeiro passo para buscarmos mais investimentos para essas sete cidades.”

Atualmente, o estado possui 6 regiões metropolitanas: Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi avalia a formação como um avanço importante. “Jundiaí está posicionada no centro do maior mercado produtor/consumidor da América do Sul”, declara. “Atualmente, a cidade é a 7ª economia do Estado e a 17ª do Brasil, segunda melhor do país segundo estudo da Macroplan e é sede da Aglomeração Urbana com mais 6 municípios, totalizando, de acordo com o IBGE, 810 mil habitantes.”

As Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988.