Bahrein inaugura a maior igreja católica da Península Arábica

Bahrein inaugura a maior igreja católica da Península Arábica - Reprodução


O Bahrein inaugurou nesta quinta, 9, a maior igreja da Península Arábica. A Catedral de Nossa Senhora da Arábia, com capacidade para cerca de 2.300 fiéis, acolherá a pequena comunidade católica do país do Golfo Pérsico, majoritariamente muçulmano.


O Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, que tem jurisdição sobre Bahrein, Catar, Kuwait e Arábia Saudita, tem cerca de 2,5 milhões de católicos, em sua maioria trabalhadores migrantes de várias nacionalidades.

Para dar-lhes uma maior atenção pastoral, dom Camillo Ballin, que morreu em 2020, deu início à construção de uma catedral dedicada a Nossa Senhora da Arábia, padroeira dos países do golfo Pérsico.

A catedral de Nossa Senhora da Arábia, na cidade de Awali, Bahrein, será consagrada no dia 10 de dezembro pelo cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; junto com o arcebispo Eugene Nugent, núncio apostólico no Kuwait e Bahrein, e dom Paul Hinder, administrador apostólico da Arábia do Norte desde a morte de dom Ballin em maio de 2020.

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, uma das promotoras do projeto, informou que no dia 9 de dezembro, um dia antes da consagração, o rei do Bahrein, Hamad Bin Isa bin Saman Al Khalifa, inaugurará o complexo. O rei foi um dos fomentadores do projeto e doou o terreno de 9 mil metros quadrados.