Boliviano é preso por manter menores em trabalho análogo à escravidão no interior de SP; veja vídeo do local

A Polícia chegou até o local depois de uma denuncia do Conselho Tutelar de Bady Bassit (SP)

Boliviano é preso por manter menores em trabalho análogo à escravidão no interior de SP; veja vídeo do local - Polícia Civil


Duas menores bolivianas foram resgatadas de um trabalho análogo a escravidão na cidade de Bady Bassit (SP), região metropolitana de Rio Preto. A Polícia Civil chegou até a casa onde elas eram mantidas em cárcere, na rua Euclides da Cunha, no centro da cidade, depois de receber uma denuncia da Conselho Tutelar. Na terça-feira (9) uma menor que também era mantida em cárcere na mesma casa, conseguiu fugir e procurou ajuda. Em depoimento a Polícia a menor relatou que além dela outras menores estariam na casa, ela contou aos policiais que um homem, boliviano, mantinham as menores na casa e trabalhavam para pagar os custos de moradia, alimentação e da viagem de Bogotá, na Bolívia, até Rio Preto. A casa funcionava como uma confecção.













 A Polícia foi fi até o local e flagrou as menores nas condições de trabalho análogo a escravidão, o homem que comandava o esquema foi preso em flagrante. Por se tratar de estrangeiro a Polícia Federal foi acionada. O delegado Gustavo Andrade Camargo realizou a diligência e constatou no interior da casa diversas irregularidades e as péssimas condições de higiene do local. Na casa, além das menores, também estavam outros bolivianos.

O homem responsável pelo local foi conduzido até a carceragem da PF em Rio Preto, ele vai responder pelos crime de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. As menores e as outras pessoas que estavam na casa foram encaminhadas para a Secretaria de Ação Social de Bady Bassit.

De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador.