Bolsa cai com foco em dados dos EUA e cautela interna

 Bolsa cai com foco em dados dos EUA e cautela interna -


A manhã desta terça-feira é de perdas para o mercado de renda variável, com a influência negativa vindo principalmente do exterior, embora as questões políticas e fiscais sigam vivas no rol de preocupações do investidor.


Os destaques ficam com dois indicadores econômicos americanos relevantes. As vendas no varejo dos Estados Unidos tiveram queda de 1,1% em julho, na comparação com o mês anterior, porcentual bem maior que o estimado pelos analistas, de uma queda de 0,3%. Já a produção industrial americana teve alta de 0,9% na mesma comparação, melhor que o 0,5% de crescimento projetado pelo mercado.

A Pantheon considerou que o dado cheio de vendas no varejo dos Estados Unidos decepcionou. A consultoria também destaca em relatório a clientes que o impacto da variante delta da covid-19 deve ser maior em agosto, o que leva a uma revisão em baixa nas projeções para o consumo no terceiro trimestre.

Às 10h48, o Ibovespa tinha baixa de 0,61%, aos 118.457,03 pontos O recuo não era maior graças à ligeira recuperação ensaiada pelas ações de Petrobras e Vale, apesar da queda das commodities no mercado internacional. Em Nova York, os três principais índices de ações registravam queda.

Em meio às rusgas entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), voltou a pedir estabilidade entre os Poderes para que se possa discutir o crescimento do País.

Para ele, as "divergências" precisam ser dirimidas com os mecanismos da democracia, sem risco de ruptura institucional. "No Congresso Nacional, tenho buscado não cessar o diálogo e dar às divergências entre instituições o trato democrático. Sacrificar preceitos institucionais seria intolerável", afirmou

Já Bolsonaro voltou hoje a fazer críticas aos ministros do Supremo e prometeu uma "novidade" no caso para esta semana, que ele garantiu estar "dentro das quatro linhas da Constituição".