Bolsas da Europa fecham em alta, com ações do setor de energia exibindo ganhos

Em dia de agenda esvaziada, investidores monitoraram notícias do setor corporativo

Bolsas da Europa fecham em alta, com ações do setor de energia exibindo ganhos - Banco de Imagens


Os mercados acionários da Europa começaram a semana com tom positivo. Em dia de agenda esvaziada, investidores monitoraram notícias do setor corporativo. Além disso, ações do setor de energia foram apoiadas pelos ganhos do petróleo, enquanto a manhã positiva nas bolsas de Nova York colaborou para sustentar o movimento.


Nesta segunda-feira, 8, o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,74%, em 438,93 pontos.

A ação da BP subia mais de 1% e a da Shell também operava no positivo em Londres, enquanto TotalEnergies exibia alta de cerca de 1,5% em Paris, com Iberdrola nesta mesma faixa em Madri. Os ganhos do petróleo, ao menos em parte do dia, ajudavam o setor de energia europeu. A commodity era apoiada pelo recuo do dólar, mesmo após indicadores mistos da China.

O relatório de empregos (payroll) melhor que o esperado publicado na sexta-feira nos EUA era visto como um sinal positivo para a economia do país. Por outro lado, também reforçava apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) poderia elevar mais os juros. A Western Union lembra, porém, que o Banco Central Europeu (BCE) deve ser mais cauteloso, diante dos riscos de baixa ao crescimento por causa da Ucrânia.

O Danske Bank, por sua vez, afirmava que a situação do setor de energia da Europa seguia com o gás como um potencial ponto frágil, mas comentava que ao menos uma crise imediata "havia sido evitada".

O governo alemão diz que pretende manter sanções contra a Rússia, apesar de dificuldades nessa frente. Para o Danske, nesse quadro o sentimento de risco seguia contido.

Nesta segunda, porém, houve espaço para ganhos nas praças europeias, apoiadas pelo quadro em Wall Street. Entre os bancos, o papel do Barclays subia também cerca de 1% em Londres, com o Santander exibindo ganhos de mais de 2% perto do fechamento em Madri. Já Deutsche Bank exibia apenas alta modesta em Frankfurt, chegando a operar em território negativo.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,57%, em 7.482,37 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,84%, a 13.687,69 pontos.

Em Paris, o índice CAC 40 avançou 0,80%, a 6.524,44 pontos.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou com ganho de 22 727,94 pontos.

Em Madri, o índice Ibex 35 subiu 1,28%, a 8.272,50 pontos.

Em Lisboa, o PSI 20 avançou 1,35%, a 6.158,70 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires