Brasil tem 35 casos confirmados da variante Ômicron, maioria deles em SP

Primeiro caso na região foi confirmado nesta semana, em Mirassol

Balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 35 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (20), em Goiás (4), em Minas Gerais (3), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (2), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1) e em Santa Catarina (1).


Há ainda, segundo a pasta, 57 casos em investigação, sendo 15 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais e 23 no Rio Grande do Sul.

Brasil tem 35 casos confirmados da variante Ômicron, maioria deles em SP - NIAID


REGIÃO

O primeiro caso da região foi confirmado nesta semana, em Mirassol (SP). A paciente é uma mulher de 42 anos, que passa bem e apresentou sintomas leves.

Ela teve dor de garganta, dor nas costas e nas pernas. O exame dela foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz e, após análise, foi confirmado o caso de Ômicron. Ela apresentou sintomas dia 5 de dezembro e, portanto, já está fora do período de viremia - que pode transmitir o vírus.

A mulher tem histórico de viagem para Goiânia (GO) e a suspeita é que ela tenha se contaminado no local. O caso é tratado como importado, por isso a Ômicron ainda não é considerada uma variante que circula na cidade.