Butantan interrompe fabricação da CoronaVac, primeira vacina contra covid-19 do Brasil

Instituição afirmou que não há nova demanda por lotes do imunizante

Butantan interrompe fabricação da CoronaVac, primeira vacina contra covid-19 do Brasil  - SMCS Rio Preto


O Instituto Butantan interrompeu a fabricação da CoronaVac, a primeira vacina contra covid-19 do Brasil. Segundo reportagem do UOL, o instituto afirmou que não há demanda pelo imunizante. A última produção foi finalizada em outubro do ano passado.


No total, o Butantan  -  por meio do Governo de SP, e do ex-governador João Doria, que marcou seu mandato por fortemente enfatizar e liberar incentivos para a vacinação contra a doença, em uma disputa política com o presidente Jair Bolsonaro (PL), entregou mais de 110 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. O último envio ocorreu em fevereiro deste ano. Após disso, o Instituto não recebeu mais contratos para nova fabricação.

Ao UOL, o Butantan informou que tem total capacidade para produzir mais vacinas e atender quaisquer demandas, mesmo assim, não recebeu mais propostas do Ministério. O imunizante ainda é usado na vacinação de crianças e adolescentes.

Em abril deste ano, o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da emergência sanitária da covid-19 no país. Queiroga defendeu que a CoronaVac ainda é útil para o esquema vacinal primário.

Recentemente, o Ministério liberou a dose de reforço (D4) da vacina contra covid-19 para pessoas de 40 anos ou mais. Os imunizantes usados são Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.