Cada gota conta: preserve a água

Falta de conscientização e maus hábitos podem ser ainda mais prejudiciais no período de estiagem

Cada gota conta: preserve a água - Reprodução


Não é porque você mora no Planeta Terra, onde oceanos compõem 70% da superfície, e nem porque você é olimpiense, cercado pelo gigantesco manancial do aquífero guarani, que abastece a região com suas aguas termais, considerado o segundo maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo, que ficará livre da possibilidade de faltar água na cidade. Por isso a Daemo faz um alerta imediato de economizar este bem natural tão precioso e limitado.


Se lembrarmos das aulas de ciências, vamos nos recordar que 97% deste montante é água do mar – ou seja, imprópria para o consumo -, os outros 3% de água doce – ou seja, potável - estão nos gelos da Antártida (2%), nos rios e no subsolo (1%). 

O Brasil tem a sorte de contar com abundância em volume de água, portanto muitas pessoas gastam de forma exagerada. Essa atitude também é prejudicial para o bolso, já que a conta pode aumentar — especialmente nas épocas em que as chuvas são mais espaçadas e no verão, quando o gasto é maior.

Com a chegada do período de estiagem, a Daemo, responsável pelo abastecimento de água da Estância Turística de Olímpia, está intensificando a campanha para incentivar o uso consciente da água. Por ser uma época mais seca e com chuvas escassas, os reservatórios estão apresentando baixo volume de água, por isso, é importante adotar ações diárias para a economia.

Se avaliarmos hábitos cotidianos, vamos nos dar conta do desperdício de água que provocamos diariamente ao lavarmos, por exemplo, a calçada e o quintal, tomar banhos demorados, não fechar as torneiras ao escovar os dentes, não verificar regularmente os vazamentos da própria residência, entre outros. Estes são hábitos que poderiam ser substituídos por atitudes conscientes como varrer e passar pano, reutilizar a água da máquina de lavar, evitar o uso de mangueira, reduzir o tempo do banho, reutilizar a água da chuva, usar a caixa d’água com responsabilidade, tendo empatia pelo próximo e por sua família no aprendizado do consumo consciente de água, substituir as descargas dos banheiros e principalmente, fechar as torneiras.

Aquífero Guarani 

Olímpia tem uma ótima localização e a Daemo tem investido como jamais se viu na cidade, porém é preciso bom senso. Além do mais, se as pessoas economizarem sempre, teremos uma reserva maior e no período de seca a produção poderá ser menor: menos horas ou menor capacidade da bomba a água tem menor custo no bolso do consumidor.

Entretanto, o aumento da reserva não deve ser visto pela população de forma equivocada. A pessoa pode ter muito dinheiro, mas se não souber administrar acaba com tudo. A mesma coisa acontece com a água potável.

Sem esquecer o aumento populacional e o crescimento do turismo na nossa região, maus hábitos e a falta de conscientização têm preocupado as autoridades em Olímpia, onde os aquíferos ‘abastecedores’ estão cada vez mais baixos.

Localizado a cerca de 500 metros de profundidade, o Aquífero Guarani, que é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, pode ser o primeiro a sofrer as consequências do desperdício. Os indícios já começaram. 

“Precisamos iniciar hábitos para a economia de água. Estamos com instabilidade no clima, resultando, principalmente, na diminuição das chuvas e consequentemente a baixa dos reservatórios. Precisamos fazer o uso consciente da água, evitando desperdícios, para não termos consequências no futuro. Sabemos da importância da higienização e outras necessidades orgânicas do consumo, mas orientamos que façam o uso consciente e responsável da água, priorizando alimentação e higiene pessoal”, disse Túlio Pinheiro, superintendente da Daemo.

Poços Profundos

O município possui mais de 50 reservatórios em funcionamento, espalhados em diversos bairros. Além disso, conta com a Estação de Tratamento de Água, localizada na sede da autarquia, e o Sistema Leste de Abastecimento de Água, localizado no Jardim Luiza, entregue em 2020.

Para garantir o abastecimento de água de toda a cidade, a Prefeitura e a Daemo Ambiental seguem realizando diversos investimentos importantes para melhorar a qualidade da água fornecida para a população e garantir o abastecimento do município. Para isso, está em andamento a perfuração de mais um poço profundo, desta vez para abastecer a Estação de Tratamento de Água e distribuir mais água para a região leste da cidade.

A perfuração do poço já foi concluída e, na última semana, foram realizados os testes de vazão para saber a quantidade de água bombeada por hora e ainda a qualidade da água. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Fernando Cunha.

Serviço

A DAEMO está situada na Av: Harry Gianecchini, nº 350 - Jardim Toledo

CEP: 15400-403 - os investimentos feitos pela DAEMO: www.daemo.sp.gov.br.

Mais Informações: (17) 3279-2250 - atendimento@daemo.sp.gov.br