Câmara de Rio Preto concede título de cidadão a Marco Vinholi

Título reconhece serviços prestados à comunidade local, especialmente no período em que Vinholi esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

Câmara de Rio Preto concede título de cidadão a Marco Vinholi - Divulgação


A Câmara de Rio Preto concedeu título de cidadão honorário rio-pretense a Marco Vinholi, empresário e presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) no Estado de São Paulo. A honraria cumpre decreto legislativo de autoria do vereador Renato Pupo (PSDB). A sessão solene para a entrega do título foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 8 de abril.


A cerimônia foi presidida por Pupo. Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra estavam o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; o vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, e o presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Pedro Roberto (Patriota). No Plenário e na plateia, representantes do Executivo e do Legislativo de inúmeras cidades da região, membros locais do PSDB, além de autoridades policiais e do Judiciário.

Marco Vinholi foi secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo de 2019 a março de 2022. Nascido na capital paulista, é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, pós-graduado em Liderança e Inovação pela FGV e possui especialização na Harvard University.

Foi deputado estadual por dois anos. Também foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2015. A trajetória de Vinholi inclui ainda atuação como coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do governo federal.

Para Pupo, autor da homenagem, o título concedido reconhece o empenho de Vinholi no atendimento das demandas rio-pretenses, especialmente quando esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. “A total atenção aos pleitos desta casa de leis é vislumbrada nos resultados positivos para a região, como a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, a construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís, o projeto de recuperação e pavimentação das estradas vicinais, dentre outras coisas”, aponta Pupo no texto do decreto legislativo.

Em discurso na Tribuna, o vereador do PSDB completou: “esse título procura fazer justiça para uma pessoa que não nasceu em Rio Preto, mas que prestou excepcionais serviços à coletividade. Tudo o que era possível fazer por Rio Preto e região, ele fez.”

O prefeito Edinho Araújo salientou a importância de Vinholi para a política e para a defesa de uma sociedade plural. “Você é peça dessa grande engrenagem da política, do desenvolvimento, do futuro, da esperança.”

No discurso de encerramento, o homenageado mostrou-se grato por ser reconhecido como cidadão local. “Sou mais um funcionário dessa terra. Terra mãe da região. É uma honra me tornar mais um servidor de São José do Rio Preto.”