Chuva forte causa estragos em Araçatuba, com árvores caídas e carros arrastados; veja vídeo

Defesa Civil alerta para continuidade das chuvas intensas até o fim de semana; precipitação chegou a 90 milímetros na região

Chuva forte causa estragos em Araçatuba, com árvores caídas e carros arrastados; veja vídeo - Whatsapp/Reprodução


A forte chuva que atingiu Araçatuba na tarde dessa segunda-feira (4) trouxe uma série de transtornos e prejuízos em diversas partes da cidade. Árvores foram arrancadas pela força da enxurrada, carros foram arrastados, e ruas acabaram alagadas. Segundo o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), a precipitação chegou a 90 milímetros, resultando em cenários de destruição em áreas urbanas e danos a estabelecimentos comerciais.


Na avenida dos Estados, próxima ao centro da cidade, foi necessária a intervenção de máquinas para remover troncos e galhos que se espalharam pelo asfalto. Poucas horas antes, a água subiu e chegou a arrastar carros. Um motorista teve de deixar o veículo saindo pela janela.



Já em um trecho da avenida João Arruda Brasil, a enxurrada não só alagou comércios próximos como também destruiu parte da calçada. A secretaria de Obras precisou instalar sinalização improvisada para alertar pedestres e evitar acidentes.

Em uma academia localizada na zona norte da cidade, a chuva danificou as calhas, forçando o fechamento temporário para reparos e limpeza. O açougue de Adriel Nunes, um dos comércios afetados pela enchente, teve prejuízos consideráveis. “Nunca imaginei que a água chegaria a esse ponto”, relatou o empresário. Eliana Zucon, feirante no Mercadão Municipal, também teve seu box invadido pela água e precisou desligar todos os equipamentos.

A Defesa Civil do Estado orienta a população a se manter em alerta, especialmente nas regiões noroeste e oeste de São Paulo, onde a previsão é de chuvas intensas até o fim da semana. O tenente Maxwel de Souza, da Defesa Civil, lembra que a população pode receber alertas via SMS, enviando seu CEP para o número 40199. O cadastro é gratuito e visa manter os cidadãos informados sobre a situação climática.

A recomendação é que, em caso de tempestades, a população evite transitar em áreas alagadas e redobre a atenção a sinais de deslizamento de terra ou alagamento, especialmente em vias próximas a cursos d'água.