Clube Amigos dos Deficientes e Educação firmam parceria para atividades físicas nas escolas de Rio Preto

Clube Amigos dos Deficientes e Educação firmam parceria para atividades físicas nas escolas de Rio Preto - Reprodução


A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Clube  Amigos dos Deficientes (CAD), com a coordenação de Paulo Jatobá, inicia o projeto “CAD na Escola”, que visa incluir alunos com e sem deficiência cada vez mais na sociedade através do esporte.


O projeto consiste em uma visita semanal, sendo inicialmente realizada na EM Ezequiel Ramos, com 30 alunos, do 4° ano do Ensino Fundamental I, com o propósito de mostrar como é possível diminuir as limitações de alunos com deficiência, estimulando a inclusão através do esporte.

“Notamos com o tempo as dificuldades dos professores em desenvolver suas atividades curriculares com crianças com deficiência, assim como os professores de educação física em trabalhar com esses alunos, agora inclusos nas salas, mas que, muitas vezes, não apresentam participação efetiva, motivação e interesse pelas ações ofertadas por eles”, afirmou Jatobá.
Segundo dados da SME, atualmente estão matriculadas nas salas regulares de ensino 754 crianças e adolescentes com deficiência, sendo 248 em espera de laudo médico.

“Os esportes adaptados para pessoas com deficiências trazem maior conhecimento e despertam o senso de respeito ao próximo, pois os alunos podem perceber as possibilidades existentes para todos; isso aumenta a autoestima e a sociabilização, realizando a ‘Inclusão Inversa’, oportunizando o conhecimento das crianças ‘sem deficiência’ vivenciarem na prática as atividades. A pessoa passa a acreditar mais em si mesma, o que contribui, inclusive, com o processo de aprendizagem, porque ela enxerga suas capacidades e se valoriza”, finaliza Jatobá