Clubes brasileiros estão no topo do ranking de engajamento em redes sociais

Em fevereiro, no Twitter, rede social com mais de 400 milhões de usuários, os times do Brasil ocuparam 13 posições no Top 20

Clubes brasileiros estão no topo do ranking de engajamento em redes sociais - Agência Brasil/Arquivo


O balanço de interações nas redes sociais, realizado pelo Deportes&Finanzas, mostra que os clubes brasileiros estão na ponta da tabela na América do Sul quando o assunto é força nas mídias digitais.


Em fevereiro, no Twitter, rede social com mais de 400 milhões de usuários, os times do Brasil ocuparam 13 posições no Top 20. Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Vasco, São Paulo, Botafogo, Internacional, Grêmio e Corinthians Feminino, nesta ordem, representam o País no topo do ranking.

O Corinthians acumulou um total de 3,64 milhões de interações só no segundo mês do ano no Twitter, assumindo a segunda posição de toda a América. A equipe alvinegra também aparece entre os cinco clubes com maior interação no TikTok, com 10,9 milhões. Na rede social chinesa, outro clube nacional ficou com a liderança em fevereiro: o Atlético-MG, com 15 milhões de views.

O sucesso de engajamento nas redes vai muito além do número de torcedores da equipe. A situação atual do clube, o relacionamento com a torcida e a criatividade nas ativações realizadas são itens que podem fazer variações, positivas e negativas, no número de interações na internet.

Ainda entre as grandes equipes nacionais, o Flamengo aparece em destaque, mantendo constância e presença nos últimos levantamentos. Em janeiro deste ano, o time carioca ficou em quarto lugar no ranking mundial de interações no Twitter, com mais de sete milhões. Em fevereiro, o time carioca cresceu ainda mais e chegou a marca de 7,44 milhões.

O Fortaleza não está entre as dez maiores torcidas do Brasil. Por outro lado, janeiro marcou o nono mês seguido em que o Leão do Pici está presente entre os 20 clubes com mais interações no Instagram na América. Neste tempo, o clube gerou cerca de 42,24 milhões de interações considerando apenas esta rede e ficou dentro do Top 10 em duas oportunidades: junho e dezembro.

"As redes sociais são um bom instrumento de aproximação com a torcida. O gestor esportivo tem de tentar manter o torcedor participando do clube entre os jogos. Nos confrontos, as pessoas já têm um interesse natural em acompanhar o time. Mas, entre um duelo e outro, a rede social é um bom caminho de interação, de troca de informação, de trabalhar temas sociais, de divulgar ações do clube, conteúdo interno, como treinamentos. Para atingir um bom nível de engajamento é necessário conteúdo de qualidade e bons profissionais", afirma Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

O Internacional é outro clube que tem apostado neste meio para se manter perto dos torcedores. A equipe gaúcha fechou o ano de 2021 no Top 10 dos clubes da América com mais interações no Twitter, com o total de 12,3 milhões. A equipe gaúcha também mostra força no ano de 2022, já que bateu a marca de 635 mil interações e está no Top 20 dos clubes com mais interação em fevereiro.

Para Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Inter, o sucesso do clube nas mídias sociais se deve ao planejamento realizado e adoção de um método eficiente. "Os números são o reflexo de uma estratégia correta de comunicação virtual. Buscamos, sim, aproximar os sócios e a torcida como um todo utilizando as mídias digitais para mantê-los inseridos e próximos do dia a dia do clube. Com isso, conseguimos captar três novos patrocinadores - Americanas, Betsul e Socios.com - além de fazer com que nossos sócios se engajassem de forma mais efetiva em ações propostas por nós, como o leilão das camisetas do Gre-Nal 434 e da luta contra o racismo."

Avancini ainda evidencia o resultado financeiro dos bons números alcançados pelo Inter nas mídias digitais. "Podemos destacar o aumento na comercialização de camisas, carro chefe da coleção desenvolvida pela Adidas, que resultou em um acréscimo de cerca de 30% de um ano para o outro. Já as vendas totais cresceram 39% no comparativo com 2020."

Para Bernardo Pontes, sócio da BP Sports, o investimento em redes sociais é algo indispensável para os clubes: "Quem não investir no digital vai ficar pelo caminho. É fundamental que os times entendam a importância de estruturar suas equipes com o objetivo de potencializar a geração de conteúdo. Conteúdo é o novo petróleo, fortalecer isso só traz vantagens, como aproximação com o torcedor, crescimento das redes e, consequentemente, geração de receitas".