Companhia Ambiental de SP vai investigar derramamento de gasolina na Represa de Rio Preto

Captação de água no lago 1 precisou ser paralisada; amostras foram colhidas e serão analisadas

Companhia Ambiental de SP vai investigar derramamento de gasolina na Represa de Rio Preto - Henzo Gomes - Reprodução Google - Arquivo


A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai investigar o derramamento de grande quantidade de gasolina na Represa Municipal de São José do Rio Preto (SP). O acidente aconteceu na tarde da última sexta-feira (29), durante o descarregamento do material feito por um posto de combustíveis.


Segundo a Prefeitura, a captação de água no lago 1 precisou ser paralisada. O material espalhado chegou até o lago 2.

Amostras foram recolhidas e serão analisadas pela Cetesb. O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae), em conjunto Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental também trabalharam na ação.

Foram analisados os riscos para o abastecimento dos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas.

Foram instaladas, nos lagos 1 e 2 da Represa Municipal, barreiras de contenção para evitar a dispersão do produto, visando a sua remoção. A limpeza da Represa ficou a cargo do posto de combustíveis.

Não há risco de desabastecimento. A ETA – Palácio das Águas está captando água do lago 3. Para auxiliar no abastecimento, o Semae está utilizando interligações do sistema de poços.

Técnicos da autarquia monitoram a situação para decidir as próximas ações. Haverá uma nova reavaliação sobre as condições da Represa Municipal na próxima terça-feira, dia 3.