Corregedoria afasta PMs após vídeo mostrar abordagem truculenta no interior de SP; assista

Testemunha filmou policiais militares capturando um suspeito de roubo, em José Bonifácio; imagens mostram agressões

Corregedoria afasta PMs após vídeo mostrar abordagem truculenta no interior de SP; assista  - Reprodução


A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo afastou dois agentes do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5) das atividades para investigar a conduta dos profissionais durante a captura de um suspeito de roubo, em José Bonifácio, na região Metropolitana de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A ação foi filmada pelo celular de uma testemunha.


Nas imagens, um policial aparece segurando o suspeito pelo pescoço, no muro de uma casa que está com o portão da garagem aberto; o homem aparenta estar cansado e olha para a câmera. No mesmo instante, outro policial militar chega “cantando o pneu” da viatura. Ele desce rapidamente do automóvel e dá um chute violento no suspeito, que é arremessado. Veja o vídeo abaixo (ATENÇÃO, IMAGENS FORTES):

  

De acordo com a PM, o homem que aparece no vídeo tem 26 anos e havia sido flagrado roubando uma propriedade rural. Ao ser abordado pela corporação, ele teria se negado a desbloquear o celular e fugido por uma mata. Os agentes iniciaram uma perseguição e o encontraram tentando se esconder no local onde o vídeo foi gravado.

A Polícia Militar do CPI-5 informou ao sbtinterior.com que uma investigação interna foi aberta para apurar os fatos. Leia a nota na íntegra: 

"A Polícia Militar afastou os policiais envolvidos na ação ocorrida em José Bonifácio, interior do Estado. A conduta dos policiais contraria os protocolos operacionais da PM, bem como os valores e princípios da Instituição, a qual orienta e capacita continuamente todo o seu efetivo sobre as corretas técnicas de abordagem. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar os fatos e as investigações, que serão conduzidas pela Corregedoria da Instituição, incluem as imagens compartilhadas pela reportagem."

O SBT Interior, por meio de seu trabalho jornalístico, ressalta que embora destaque e elogie o trabalho da Polícia Militar em todo o Estado de SP e no interior, não pode compactuar com esse tipo de conduta e, como veículo de comunicação que tem o compromisso de levar um jornalismo verdadeiro e imparcial ao seu público, aguarda o desfecho da apuração e o desdobramento do caso.