Cracolândia: Polícia Civil de SP busca 22 suspeitos em operação contra o tráfico

A Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, iniciou na manhã desta quinta-feira, 14, mais uma fase da Operação Caronte para tentar combater o tráfico de drogas na Cracolândia, no centro da capital. Até a publicação desta matéria, três pessoas haviam sido presas, duas em cumprimento de mandado e uma em flagrante, e um menor foi apreendido.

Nesta sexta fase da operação, deflagrada às 5h30, a Polícia Civil planeja cumprir 22 mandados de prisão e seis de buscas e apreensão na Praça Princesa Isabel, onde parte dos traficantes passou a agir depois que os usuários de drogas se mudaram da Rua Helvétia, onde costumavam ficar.


A ação desta quinta-feira é coordenada pelas equipes de investigação do 77º Distrito Policial (DP), Santa Cecília. Policiais civis e militares, guardas-civis, agentes de saúde e assistência social da Prefeitura de São Paulo participam da operação.

A Operação Caronte, iniciada em junho de 2021, tem como foco prender vendedores de drogas na região da Cracolândia. De acordo com a Polícia Civil, desde a primeira fase da operação 93 pessoas foram presas, 54 mandados de busca e apreensão foram expedidos e oito inquéritos policiais foram instalados.

Caronte é o nome de um dos deuses da mitologia grega que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estinge e Aqueronte. A polícia adotou esse nome para identificar a operação porque entende que as drogas, especialmente o crack, levam os usuários ao submundo até a morte e servem apenas ao propósito de traficantes.