Datafolha: 93% condenam atos golpistas em Brasília

Maioria defende que participantes sejam presos e acredita que eles serão punidos. Outro levantamento, da Atlas Intel, mostrou cenário mais dividido

Datafolha: 93% condenam atos golpistas em Brasília - Marcelo Camargo/Agência Brasil


Uma pesquisa realizada pelo Datafolha concluiu que 93% dos brasileiros são contrários aos atos de vandalismo promovidos por bolsonaristas radicais em Brasília no último domingo (8), que deixaram um rastro de destruição nas sedes dos três Poderes e produziram imagens chocantes que correram o mundo.


Outros 3% dos entrevistados se disseram a favor dos atos, e 2%, indiferentes. Outro 1% não soube responder. A pesquisa foi realizada em 10 e 11 de janeiro por telefone, com 1.214 pessoas, e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Entre os que se declararam eleitores do presidente Jair Bolsonaro, 10% afirmaram aprovar os atos de vandalismo em Brasília. Um dos objetivos das pessoas que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) era criar condições para uma suposta intervenção militar que depusesse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Indagados sobre qual deve ser o destino daqueles identificados e detidos pelos atos de vandalismo, 46% responderam que todos deveriam ser presos, e 26%, que alguns deveriam ir para a prisão. Outros 15% disseram que a maioria deveria ser presa, e 9% que ninguém deveria ir para a cadeira. Entre os eleitores de Bolsonaro, 17% responderam que ninguém deveria ser preso.

Também há grande confiança de que os envolvidos nos atos de domingo serão punidos. Entre os entrevistados, 77% têm essa convicção, com 42% apostando em penas duras, e 35%, em penas leves. Outros 17% acham que eles não serão punidos.

Expectativa sobre Lula

O levantamento perguntou ainda qual era a avaliação sobre a capacidade de Lula para conter uma nova escalada nas manifestações golpistas: 64% responderam que o presidente terá condições para fazer isso, enquanto 29% creem que ele irá fracassar.

Há grande diferença entre a avaliação dos eleitores de Lula e a dos de Bolsonaro sobre o tema. Entre os que votaram no petista, 87% disseram que Lula irá conseguir controlar possíveis novos atos de vandalismo. Já entre os eleitores de Bolsonaro, o percentual cai para 36%.

Na amostra do Datafolha, a grande maioria apoiou a decisão de Lula de decretar intervenção na área de segurança do Distrito Federal: 82% responderam que o presidente agiu bem ao fazer isso, enquanto 14% avaliam que ele agiu mal.

Pesquisa Atlas traz cenário diferente

Um outro levantamento realizado sobre os atos de domingo, pela Atlas Intel, trouxe um cenário mais dividido na avaliação dos brasileiros. Na pesquisa, 75,8% responderam que discordavam da invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF. Outros 18,4% concordavam, e 5,8% não souberam responder.

Na mesma pesquisa, 69% concordaram com a decisão de Lula de decretar intervenção federal em Brasília, e 25,7% discordaram.

A pesquisa foi feita pela internet com 2.200 pessoas em 8 e 9 de janeiro, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.