Diocese de Rio Preto inicia Campanha da Fraternidade 22

A Campanha da Fraternidade 2022 terá a educação como tópico central. “Fraternidade e Educação”

Diocese de Rio Preto inicia Campanha da Fraternidade 22 - Reprodução


A Diocese de Rio Preto começou, nesta quarta-feira (02), as atividades da quaresma e a preparação para a semana da Páscoa. Uma missa celebrada hoje (02), na Catedral de São José, às 9 da manhã, marcou a abertura diocesana da Campanha da Fraternidade 2022. Já no dia 9 de março, uma solenidade agendada na Câmara de Vereadores de Rio Preto, vai oficializar a Campanha da Fraternidade. 


A solenidade será um momento importante, dessa vez sensibilizando toda a Região Metropolitana, e vai contar com a presença de lideranças de mais de 30 Municípios, o evento será a partir das 7 da noite.  “Queremos que a Campanha da Fraternidade 2022 seja uma realidade na Diocese de São José do Rio Preto e que renda muitos frutos”, concluiu o padre Rafael.

Campanha da Fraternidade 22

Fraternidade e Educação - A Campanha da Fraternidade 2022 terá a educação como tópico central. “Fraternidade e Educação” será o tema oficial da campanha, que contará com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

Quaresma

A Igreja organiza a sua caminhada em “Tempos Litúrgicos”. A Quaresma é um desses tempos; tendo com caráter forte a oração e a penitência em prol da conversão pessoal de cada um. Ela se estenderá da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa (quando tem início o Tríduo Pascal).

 “Quaresma” é uma derivação do número quarenta. Vários episódios, na Bíblia, se passam sob o período de 40 dias ou anos: Deus fez chover 40 dias e 40 noites quando da construção da Arca por Noé (Gênesis 7, 4), o povo foi em busca da Terra Prometida e caminhou por 40 anos no deserto e até mesmo Jesus foi tentado durante 40 dias no deserto (Mt 4, 1 – 11). Desses episódios (e de tantos outros) é possível concluir que 40 é o número que indica mudança... transformação...

Simbologia das Cinzas

“Tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3, 19). O texto bíblico indica a fragilidade humana e a imposição das Cinzas, na quarta-feira, reforça esse pensamento. O pó colocado sobre a cabeça dos fiéis é resultado da queima dos ramos usados na procissão do Domingo de Ramos do ano anterior.

“Exercícios quaresmais”

Durante a Quaresma as Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto costumam realizar caminhadas penitenciais, meditação da Via Sacra e Missas durante a madrugada. Também acontecem os “Mutirões de Confissões”.