Diocese de Rio Preto prepara Semana Santa com missa dedicada a paz na Ucrânia; veja programação

Esta é a segunda vez que a Igreja Católica de Rio Preto se manifesta em desfavor da guerra vivida na Europa

Diocese de Rio Preto prepara Semana Santa com missa dedicada a paz na Ucrânia; veja programação - Divulgação


A Diocese de Rio Preto divulgou a programação para a Semana Santa nesta sexta-feira (8), o bispo Dom Vilar incluiu nas orientações litúrgicas uma missa pela paz na Ucrãnia, esta é a segunda vez que a Igreja Católica se manifesta em desfavor da guerra vivida na Europa. No dia 20 do mês passado, a Diocese já havia participado de uma missa em comum com o Vaticano pedindo pela na paz no leste europeu, essa a pedido do Papa Francisco.


A Semana Santa é o centro do Ano Litúrgico para os fiéis da Igreja Católica, período considerado da maior importância, é precedido por um tempo intenso de preparação: a Quaresma, que teve início com a Quarta-feira de Cinzas (dia 2 de março). A partir desse final de semana, dias 09 e 10 de abril, a Igreja viverá a “Semana Maior” (como também é conhecido o tempo que conduz os Cristãos à Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus). O Domingo (10) de Ramos recorda a entrada de Cristo em Jerusalém.

Com a palavra de Dom Vilar

A Semana Santa é a “semana maior” da nossa fé Cristã. Celebramos o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. É o tempo da misericórdia do Pai, da ternura do Filho e do amor do Espírito Santo. Celebramos, no Domingo de Ramos, o domingo da bênção e da processão dos ramos e, também, o domingo da Paixão do Senhor.

A bênção e procissão dos ramos é o momento de glória do Cristo, Senhor, que entra em Jerusalém aclamado como rei, como messias e, assim, a exaltação. Ao mesmo tempo, o Domingo de Ramos é o dia da Paixão.

A Liturgia apresenta a descrição dos momentos em que o Senhor, nos passos da Cruz também chega à sua morte e, assim, à sua ressurreição. Celebramos, portanto, no Domingo de Ramos, a síntese de todo o Mistério de Cristo que será celebrada durante toda a Semana Santa.

Gesto concreto

Durante a Quaresma, a Igreja no Brasil viveu a Campanha da Fraternidade. “Fraternidade e Educação” e “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26) foram  tema e lema da iniciativa. Segundo o site de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tratou-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja aprofundou o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão foi impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

No Domingo de Ramos se realiza a Coleta da Solidariedade. Os valores doados no início da Semana Santa ajudarão a constituir o Fundo Nacional de Solidariedade. Ao partilhar os recursos arrecadados, as Dioceses ficam com 60% do montante e os outros 40% são aplicados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em iniciativas em todo o país; visando, principalmente, enfrentar situações que gerem pobreza e miséria.

Esperança

No contexto da Semana Santa, Dom Vilar visitará a Fundação Casa (Unidades de Mirassol e São José do Rio Preto). A imprensa poderá acompanhar os encontros mediante credenciamento até segunda-feira, 11 de abril, às 10 h. O gesto do Lava-Pés será reproduzido nessas visitas.

Orientações

A Diocese de São José do Rio Preto ofereceu aos padres um “guia” com os principais indicativos da Semana Santa; acompanhando as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. O documento segue em anexo.

Programação

O bispo de Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, celebrará a Semana Santa na Catedral de São José (Rua Siqueira Campos, 3033 – Centro).

10/04 > Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

09h - Benção dos Ramos, Procissão e Santa Missa

(Saída da Praça Rui Barbosa em frente à Catedral)

13/04 > Quarta-feira Santa

19h30 - Missa do Crisma (todos os padres da Diocese estarão presentes. Essa Celebração também é conhecida como “Missa da Unidade”).

14/04 > Quinta-feira Santa (Missa da Ceia do Senhor)

19h30 - Santa Missa (com o gesto do Lava-Pés)

Após a missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h.

15/04 > Sexta-feira Santa – Dia de Jejum e abstinência

15h - Celebração da Paixão do Senhor

19h - Procissão Luminosa do Senhor Morto

Essa procissão simboliza o sepultamento de Jesus (João 19, 38-42)

16/04 > Sábado Santo

19h30 - Vigília Pascal

17/04 – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

“Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremo-nos e nEle exultemos”. (Sl 117)

10h - Missa

ORIENTAÇÕES PARA A SEMANA SANTA 2022:

Querido sacerdote, A Semana Maior do ano litúrgico se aproxima. Com a graça de Deus, poderemos contar com a presença dos nossos fiéis nas celebrações, procissões, ações litúrgicas e as de piedade popular, que marcam intensamente a espiritualidade do povo cristão. Contudo, mesmo em vista da diminuição dos casos da pandemia, faz-se necessário algumas orientações seguindo a Nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Notoriamente que devemos celebrar observando as normas rituais contidas nos livros litúrgicos, mas com prudência para não colocarmos nem a nós, nem os fiéis em risco.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em nota, nos recorda que “em circunstâncias excepcionais, o Ordinário pode autorizar ou determinar uma intenção especial” (Missal Romano, p. 255, n. 12). Portanto, nosso Bispo Diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, assim procedeu e elaborou três intenções: pelo fim da pandemia, pela paz na Ucrânia e todos os países em guerra, e pelo próximo Sínodo. Aproveitamos para orientá-lo sobre a Missa Crismal, que acontecerá no próximo dia 13 de abril às 19h30 (quarta-feira Santa), na Catedral de São José.

QUARTA-FEIRA SANTA – MISSA CRISMAL: - Sobre os Paramentos: Primeiramente, pedimos aos Sacerdotes e Diáconos que usem suas casulas e dalmáticas, respectivamente, da posse de Dom Vilar em nossa Diocese. Exceto os padres jubilares de bodas de prata (25 anos): Pe. Edvaldo Rosário Calazans e Pe. Paulo César Batista, mps. Desde já, queremos expressar nossa união a esses nossos irmãos presbíteros que resgatam alegremente o dia da sua ordenação presbiteral e rejubilam juntos dos seus familiares, amigos e paroquianos, pela vida e vocação. - Sobre a retirada dos Santos Óleos: O Bispo, juntamente com a equipe de cerimoniários, pede aos Padres que cada um retire seu conjunto com os Santos Óleos (Catecúmenos, Enfermos e Crisma), após o término da Celebração Eucarística, próximo da Cruz da antiga Catedral, no estacionamento. Haverá seminaristas que estarão posicionados e divididos por Região Pastoral, para lhes entregar os Santos Óleos. Por gentileza, se sua paróquia necessitar de algum frasco adicional, avisar até terça-feira, às 17h30 (12/04), o Mestre de Cerimônias, Pe. Alexandre Ferreira, pelo telefone (17) 3216-1117 (Secretaria da Paróquia São Francisco de Assis). OBS.: Agradecemos a compreensão de todos ao que se refere aos conjuntos com os Santos Óleos, os quais serão entregues apenas aos Párocos ou Administradores Paroquiais, ou aos Reitores dos Santuários e Seminários. E quanto aos frascos adicionais, estes somente poderão ser entregues mediante solicitação prévia ao Mestre de Cerimônias ou ao Chanceler da Diocese.

SEXTA-FEIRA SANTA – ATO LITÚRGICO DAS 15h00: - Oração Universal (cf. Missal Romano, p. 255):

X. Pelas vítimas da pandemia da Covid 19. Oremos, irmãos e irmãs, por todos os que sofrem as consequências desta pandemia; para que Deus nosso Senhor, conceda a saúde aos enfermos, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todos as vítimas mortais. Oração em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo-poderoso, sois o refúgio dos que sofrem. Olhai com bondade a aflição dos vossos filhos que sofrem esta pandemia. Aliviai sua dor, fortalecei quem os ampara, acolhei na vossa paz os que já pereceram e, para este tempo, concedei a todos o auxílio da vossa misericórdia. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

XI. Pela Paz na Ucrânia e todos os países em guerra. Oremos, irmãos e irmãs, por todos os que são vítimas da guerra, na Ucrânia e em tantos países que vivem uma verdadeira terceira guerra mundial em pedaços. Oração em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo-poderoso, Vós sois a nossa Paz. Escutai nosso clamor diante do flagelo da guerra e da prepotência humana no uso de armas. Tocai a mente e o coração dos chefes das nações responsáveis por tais loucuras, para que se abram ao diálogo, à reconciliação e, assim, levantem a bandeira da Paz. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

XII. Pelo próximo Sínodo. Oremos, irmãos e irmãs, pelo próximo Sínodo de 2023 – Por uma Igreja mais sinodal: comunhão, participação e missão. Oração em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo-poderoso, Vós sois Comunhão e estais sempre em diálogo com o Vosso Povo eleito. Guiai toda a Igreja nesse tempo novo da graça sinodal. Que o Vosso Espírito Santo abra toda a Igreja à escuta, ao diálogo e ao discernimento, e a faça sempre mais dócil à Vossa Vontade em nossos dias. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Desde já, fazemos nossos votos de celebrações participativas, ativas e frutuosas! Que a celebração da Páscoa leve a todos à esperança que só vem da ressurreição do Senhor. Santa e Feliz Páscoa!