Dirigente do Fed defende juros acima de 5% 'o mais rápido possível' nos EUA

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em St. Louis, James Bullard, estimou, nesta quinta-feira, que os juros básicos devem superar 5% nos Estados Unidos para pressionar a inflação de forma consistente. Para ele, o ideal é que a autoridade monetária aumente a taxa básica a esse nível "o mais rapidamente possível". Atualmente, as Fed Funds estão entre 4,25% e 4,50%.

Em evento organizado pelo Fórum de Previsão Econômica do Centro-Oeste da Associação de Banqueiros de Wisconsin, o dirigente defendeu que o Fed deve evitar os erros cometidos na década de 1970, quando o BC norte-americano antecipou o fim do ciclo de aperto e a inflação voltou a subir em seguida.


"Acho que estamos entrando em uma era em que juros ficarão mais altos por mais tempo", afirmou ele, que não vota nas reuniões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

Inflação

O presidente da distrital do Fed em St. Louis reconheceu que a escalada dos preços nos Estados Unidos está "moderando", mas alertou para o que considera "otimismo excessivo" de que a inflação cairá à meta 2% rapidamente. "A história da inflação mostra que não é assim", afirmou.

O dirigente classificou como "encorajadores" os dados do índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro, divulgados pela manhã

De acordo com ele, a tendência é de que esse movimento continue e faça de 2023 "um ano desinflacionário".

No entanto, o dirigente lembra que outras métricas de inflação, como o PCE, mostram um arrefecimento menos acelerado que o indicado pelo CPI.

Atividade econômica

Sobre a atividade econômica, Bullard destaca que o crescimento no quarto trimestre ficou acima da tendência histórica. Segundo ele, os norte-americanos ainda dispõem de alto nível de poupança, o que ajuda o consumo.