Doria afirma que SP tem capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia, só depende da autorização do Governo Federal

Apenas três semanas seria suficiente para vacinar toda população de 5 a 11 anos, cerca de 4 milhões e 300 mil crianças

Doria afirma que SP tem capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia, só depende da autorização do Governo Federal - Reprodução


Durante coletiva de imprensa, no começa da tarde desta quarta-feira (5), o Governador João Doria afirmou que o Estado está preparado para iniciar a vacinação infantil contra Covid-19. Doria disse que apenas três semanas seriam suficientes para garantir a vacinação para as mais de quatro milhões de trezentas mil crianças, entre 5 a 11 anos.


A vacinação seria feita nos postos de saúde convencionais de todo o estado e em mais de 225 escolas cadastradas que serviriam como postos de vacinação extras. A capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia.

O planejamento vacinal, ainda segundo Doria, foi feito no fim do ano passado e já pode começar imediatamente. O Governo do estado só depende da autorização do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação infantil. Doria ainda firmou que o Governo Federal precisa autorizar a vacinação bem como enviar as doses da vacinação da Pfizer, única autorizada até agora pela Anvisa para ser aplicada em crianças.

 “Temos a vacina infantil contra a COVID-19 aprovada há quase um mês pela Anvisa. Por ações deliberadamente protelatórias, o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou a vacina para que as crianças possam ser imunizadas”, reforçou Doria

“Desde o dia 16 de dezembro, se tivéssemos iniciado a vacinação por conta do envio de doses pelo Ministério da Saúde, mais de 90% de nossas crianças já teriam recebido pelo menos uma dose”, afirmou o Secretário Executivo de Saúde do Estado, Eduardo Ribeiro. “É um momento de muita expectativa do Governo de São Paulo pelo imediato envio de doses suficientes por parte do Ministério da Saúde.”.

O Estado de SP ainda aguarda a autorização para a aplicação da Coronavac em crianças. "se isso fosse autorizado a vacinação seria imediata", disse Doria. Ao todo 5.200 postos de saúde em todo o estado estão aptos para iniciar a vacinação de imediato.